Imagem musicaclassica 1 2500 2500 1 2500 2500
ConstantinoNeryMúsicaClássicaNotícias

Quarteto de Cordas de Matosinhos

Concerto no Nery com músicos convidados

08.12.19

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu na noite de ontem mais um concerto do Quarteto de Cordas de Matosinhos (QCM) com músicos convidados.

O Quarteto de Cordas de Matosinhos propôs-nos, assim, para aquele que foi último evento da temporada de Música em Matosinhos 2019, um concerto instrumentalmente alargado, com oito e doze músicos de cordas.

O QCM e os músicos convidados, Pedro Meireles (violino), Ana Pereira (violino), Joana Cipriano (viola de arco) e Paulo Gaio Lima (violoncelo), interpretaram duas obras para octeto de cordas, cujas datas de composição distam um século de diferença, o Octeto para cordas em Mib maior, op.20, de Felix Mendelssohn (1809-1847) e as Duas Peças para octeto de cordas, Op. 11, de Dimitri Shostakovich (1906-1975). O primeiro foi composto em 1825, teve a primeira apresentação pública no Leipzig Gewandhaus, em 1836, e é dedicado a Eduard Rietz, amigo violinista do compositor. O segundo foi composto em 1924/25, quando Dimitri Shostakovich ainda era aluno do Conservatório de Leninegrado. Tem como subtítulo a designação Prelude e Scherzo e é dedicado à memória do poeta russo Vladimir Kurchavov. Ambos se comportam musicalmente como um ensemble de cordas com oito vozes independentes e intermutáveis e não como duplos quartetos.

Na segunda parte do concerto foi apresentado o novo CD do Quarteto de Cordas de Matosinhos com Música Portuguesa para esta formação encomendada pela Câmara Municipal de Matosinhos. Foi assim possível ouvir o primeiro andamento – Moderato, Giusto - do Quarteto de Cordas nº1, de António Chagas Rosa.

Recorde-se que, criado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2007, o Quarteto de Cordas de Matosinhos é composto por: Vitor Vieira e Juan Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola) e Marco Pereira (violoncelo).

Licenciados da Academia Nacional Superior de Orquestra, todos os elementos obtiveram o 1.º lugar no mais prestigiando concurso de música nacional – Prémio Jovens Músicos RDP.

O Quarteto de Cordas de Matosinhos é atualmente considerado uma das melhores formações nacionais de música erudita, tendo conquistado em 2014 o Prémio Rising Stars da Organização Europeia de Salas de Concertos.

not_qcm__1_
not_qcm__2_