Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem m noticias 1 2500 2500
VoluntariadoNotícias

Homenagem a voluntários

Mais duas instituições aderem ao VEM

06.12.19

Oito voluntários foram hoje, Dia Internacional do Voluntariado, homenageados pela Câmara Municipal de Matosinhos.
A cerimónia decorreu no Terminal de Cruzeiros e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Vereadora do Voluntariado, Ângela Miranda e do Presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.
A autarquia, recorde-se, lançou em 2006 o Banco Local de Voluntariado “VEM- Voluntariado Em Matosinhos”. 13 anos volvidos, o VEM conta com 231 voluntários, que intervêm em áreas como apoio ao estudo, proteção animal, infância e juventude, deficiência, exclusão social, terceira idade, ambiente, entre outras.
Na cerimónia, foram distinguidas as seguintes voluntárias: Maria Augusta Teixeira da Cunha (a voluntária mais antiga do VEM e que colabora no CATI); Luísa Filipa Santos Costa (a voluntária mais nova que dá apoio na associação Mais- ATL do Seixo); Letícia Ziebell (Associação Batista Ágape); Joana Moreira Diz (Casa do Caminho); Inês Rosário Guerra Reis Teles Rocha (Casa da Juventude de Sta. Cruz do Bispo – projeto Vencer na Escola); Ana Paula Gomes de Almeida (Estabelecimento Prisional de Sta. Cruz do Bispo); Joana Alexandra Rebelo dos Santos Oliveira (MIDAS); Maria Sofia Porto e Silva Gonçalves Ribeiro (União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira).
O Vem, recorde-se, atua em parceria com 44 instituições do concelho. A estas juntaram-se hoje o Orfeão de Matosinhos e a associação Re-Food For Good, que, a partir de hoje, passam a integrar o Banco Local de Voluntariado de Matosinhos.
Em 2019 muitas foram as novidades relativas a este projeto. O Banco Local de Voluntariado de Matosinhos lançou a sua primeira ação de voluntariado autárquico. Matosinhos é a primeira autarquia a nível nacional a fomentar o voluntariado junto dos seus colaboradores.
Destaque também para a participação da autarquia no projeto de inovação social “Parcerias para o Impacto – Voahr”, no âmbito do programa Portugal 2020. Trata-se uma candidatura de âmbito metropolitano, na qual estão envolvidas 14 autarquias da Área Metropolitana do Porto. Com uma duração de três anos, o projeto envolve as estruturas municipais de voluntariado, a capacitação dos agentes de voluntariado e o voluntariado inclusivo.

not_voluntariado__1_
not_voluntariado__2_
not_voluntariado__3_
not_voluntariado__4_
not_voluntariado__5_
not_voluntariado__6_
not_voluntariado__7_
not_voluntariado__8_
not_voluntariado__9_
not_voluntariado__10_
not_voluntariado__11_
not_voluntariado__12_
not_voluntariado__13_
838_image
866_image
868_image
869_image

Artigos relacionados: