Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem xiamen 1 2500 2500
TurismoEconomiaLocalCulturaNotícias

Delegação de Xiamen em Matosinhos

Visita de trabalho com vista a um acordo de geminação

28.11.19

Uma delegação da República Popular da China foi hoje recebida no Edifício dos Paços do Concelho pela Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro.

A visita da comitiva, oriunda da cidade de Xiamen, tem como objetivo aprofundar uma possível cooperação com Matosinhos.

O município está a preparar um acordo de geminação com Xiamen, de âmbito cultural, que abrange as áreas da arquitetura, música, e design mas também no âmbito da economia local e turismo.

Tal como Matosinhos, Xiamen é uma cidade portuária de enorme importância económica, sobretudo devido ao volume de exportações e importações. A este porto chinês chega, por exemplo, a cerveja Super Bock, produzida em Leça do Balio.

O encontro de hoje surge na sequência da visita da delegação de Matosinhos, chefiada pelo Vice-presidente da Autarquia, Fernando Rocha, a Xiamen há cerca de duas semanas com o intuito de aprofundar uma possível cooperação entre as duas cidades.

“Entendemos que as duas cidades podem exemplificar o bom momento que as relações entre Portugal e a China atravessam. A economia é uma excelente forma de aproximar povos, mas também a nossa cultura e as nossas relações pessoais”, explicou Luísa Salgueiro, antes de serem exibidos vários vídeos sobre o concelho quer do ponto de vista turístico quer do ponto de vista de investimento.

A autarca salientou o desenvolvimento económico do concelho e a proximidade das principais vias de transporte, destacando a taxa de desemprego inferior quer à média nacional quer à média da região, a criação de sete mil novos postos de trabalho e a instalação de várias empresas, entre as quais, a COFCO Internacional que criou um Centro de Serviços Partilhados em Leça do Balio.

À proposta de geminação enviada por Luísa Salgueiro, o Vice-presidente do Governo de Xiamen, Han Jingyi, demonstrou abertura e disponibilidade para formalizar um acordo tendo em vista as áreas económica, cultural, turística e educativa.

Han Jingyi, que chefia a delegação, recordou a relação de 40 anos entre Portugal e a China, e a vontade em estreitar os laços num contexto global.
A delegação de Xiamen foi acompanhada pelo Embaixador da República Popular da China em Portugal, Cai Run.

Ao longo do dia, a delegação chinesa irá visitar a Casa da Arquitectura, a sede da Orquestra Jazz de Matosinhos, o Porto de Leixões e as instalações da Super Bock, em Leça do Balio.

Além da Presidente da Câmara de Matosinhos, a receção contou com a participação da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, do Vice-presidente da Autarquia, Fernando Rocha, da Vereadora da Ação Social, Ângela Miranda, do Vereador dos Recursos Humanos, Valentim Campos, do Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, e da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, entre outras personalidades.

not_xiamen__1_
not_xiamen__2_
not_xiamen__3_
not_xiamen__4_
not_xiamen__5_
not_xiamen__6_
not_xiamen__7_
not_xiamen__8_
not_xiamen__9_
not_xiamen__10_
not_xiamen__11_
not_xiamen__12_
not_xiamen__13_
not_xiamen__14_
not_xiamen__15_
not_xiamen__16_
not_xiamen__17_
not_xiamen__18_
not_xiamen__19_
not_xiamen__20_
not_xiamen__21_
not_xiamen__22_
not_xiamen__23_
not_xiamen__24_

Artigos relacionados: