Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
AçãoSocialExposiçãoArteNotícias

21.ª edição do Juntos Pel’Arte

Concerto acústico com Projeto 65 no arranque desta edição

26.11.19

A 21.ª edição do Juntos Pel’Arte arrancou hoje em Matosinhos em clima de festa. O Projeto 65, banda de Matosinhos que tem dado nas vistas no programa “The Voice Portugal”, marcou presença na inauguração com um concerto acústico que encantou o público presente junto à Biblioteca Municipal Florbela Espanca, a que se seguiu a atuação do Grupo de bombos da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Matosinhos.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vice-Presidente, Fernando Rocha, a Vereadora da Saúde, Desenvolvimento e Coesão Social, Ângela Miranda, e a Presidente da APPACDM de Matosinhos, Olívia Assunção, associaram-se a esta festa da inclusão organizada, como habitual, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela APPACDM de Matosinhos.
Luísa Salgueiro realçou os 21 anos desta iniciativa em Matosinhos e o gosto que a autarquia tem em ser parceira das muitas instituições de deficiência envolvidas neste projeto que permite aos utentes a exposição dos seus trabalhos, que promovem o desenvolvimento da sua criatividade, estimulando as suas capacidades e o seu envolvimento com a comunidade.
“O Juntos Pel’Arte é já ponto assente na nossa programação cultural que, pretendemos, seja diversificada e abrangente. Queremos um concelho inclusivo, sem segregações ou descriminações”, afirmou a Presidente da Câmara de Matosinhos.
Já Olivia Assunção agradeceu o apoio e o empenho de todos, autarquia, instituições, escolas, e demais envolvidos realçando que nos seus 21 anos de existência o Juntos Pel’Arte procura sempre trazer, a cada ano, algo inovador, mas sempre com o mesmo objetivo de que este seja um momento especial, de partilha, de felicidade e de amor entre os utentes das instituições e os utentes e a comunidade.
Recorde-se que o Juntos Pel’Arte é um projeto educativo que dá a conhecer à comunidade a criatividade e as capacidades dos cidadãos portadores de deficiência.
Dentre a programação do Juntos Pel’Arte, destaca-se a exposição de trabalhos de pintura, escultura, cerâmica e manualidades, na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, na qual participam alunos de escolas básicas e secundárias do concelho e utentes de instituições de apoio à pessoa com deficiência. Uma parte das obras expostas destina-se a ser vendida aos visitantes, revertendo os fundos obtidos para as instituições que lidam de perto com a deficiência.
Em 2019, o número de instituições e estabelecimentos de ensino que participam no Juntos Pel’Arte aumentou e são já 24 entidades envolvidas. Esta edição conta, ainda com uma instituição convidada pertencente a outro concelho, a Criança Diferente, do concelho da Maia.
Para além da exposição de trabalhos, a iniciativa conta ainda com uma série de atividades paralelas com uma forte componente lúdico-pedagógica, com a realização de ateliês, workshops, tertúlias e espetáculos de movimento e dança.
Veja aqui o programa completo: https://www.cm-matosinhos.pt/pages/1464?event_id=5222 

Outras Informações:
Instituições participantes
Escolas Secundárias: Abel Salazar, Augusto Gomes, Boa Nova, Padrão da Légua, Senhora da Hora, João Gonçalves Zarco
Escolas Básicas: Barranha, Custóias, Dr. José Domingues dos Santos, Irmãos Passos, Quinta do Vieira, Escola Básica de Santiago, Leça do Balio, Maria Manuela de Sá, Perafita, Professor Óscar Lopes, Senhora da Hora, Matosinhos
Instituições de Apoio à Pessoa com Deficiência: APPACDM de Matosinhos + AAJUDE + ALADI+RUMO À VIDA+ CRIANÇA DIFERENTE

Receção visitantes e vendas: à semelhança de edições anteriores, parte das peças expostas são para venda, revertendo o valor para as instituições de apoio à deficiência (APPACDM MTS, AAJUDE, ALADI, RUMO À VIDA, CRIANÇA DIFERENTE).
Durante o período da exposição, a receção ao visitante é da responsabilidade da APPACDM MTS, que este ano assegura o horário de atendimento e venda no período compreendido de segunda a sexta feira, das 9h30 -12h30 e das 14h00 - 17h00.

Horário da exposição:
Segunda feira a sexta feira: das 9h30 às 19h;
Sábado: das 9h30 às 12h30 | das 13h30 às 17h30.
Encerra ao domingo.

not_juntospelarte__1_
not_juntospelarte__2_
not_juntospelarte__3_
not_juntospelarte__4_
not_juntospelarte__5_
not_juntospelarte__6_
not_juntospelarte__7_
not_juntospelarte__8_
not_juntospelarte__9_
not_juntospelarte__10_
not_juntospelarte__11_
not_juntospelarte__12_
not_juntospelarte__13_
not_juntospelarte__14_
not_juntospelarte__15_
not_juntospelarte__16_
not_juntospelarte__17_
not_juntospelarte__18_
not_juntospelarte__19_
not_juntospelarte__20_
not_juntospelarte__21_
not_juntospelarte__22_
not_juntospelarte__23_
not_juntospelarte__24_
not_juntospelarte__25_
not_juntospelarte__26_
not_juntospelarte__27_
not_juntospelarte__28_
not_juntospelarte__29_
not_juntospelarte__30_

Artigos relacionados: