Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem ouvir matosinhos 1 2500 2500
SenhoradaHoraOuvirMatosinhosDebateNotícias

Ouvir Matosinhos na Senhora da Hora

Próximo debate com a população amanhã, pelas 22h00, no Auditório do Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Perafita.

07.11.19

Depois do primeiro debate com a população em S. Mamede de Infesta, o ciclo “Ouvir Matosinhos” prosseguiu na noite de ontem, no Auditório da Junta de Freguesia da Senhora da Hora.
Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos está a percorrer, depois de dois anos à frente da autarquia, as antigas dez freguesias do concelho com o objetivo de ouvir as preocupações da população e recolher os contributos de todos numa iniciativa intitulada “Ouvir Matosinhos”.
O debate de ontem com a população da Senhora da Hora foi muito participado. Com moderação de Guilherme Vilaverde, Presidente da Federação Nacional das Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE), várias dezenas de cidadãos marcaram presença e manifestaram as suas preocupações e dúvidas, questionando a Presidente da autarquia que esteve acompanhada pelo Presidente da União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes.
A segunda sessão do ciclo “Ouvir Matosinhos” contou ainda com a presença da Vereadora do Desenvolvimento e Coesão Social, Ângela Miranda, do Vereador da Educação e Qualificação Ambiental, António Correia Pinto, do Vereador dos Recursos Humanos, Formação e Contraordenações, Valentim Campos, do deputado da Assembleia Municipal, Henrique Calisto, da administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, do Presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, entre outras.
Luísa Salgueiro começou por fazer um balanço dos dois anos do mandato autárquico e dos projetos realizados nas várias áreas de atividade: Finanças, Economia, Proximidade, Ação Social, Educação, Desporto, Saúde, Segurança Urbana, Planeamento, Mobilidade, Ambiente e Cultura.
A edil aproveitou ainda o momento da recente aprovação do Plano de Atividades e Orçamento para 2020 para falar sobre o valor da dívida, que atinge o mínimo histórico dos últimos 20 anos, rondando os 35 milhões de euros. A isenção de derrama para empresas com volumes de negócios até 150 mil euros ou a elaboração do regulamento de incentivos ao investimento foram outros temas em destaque. Luísa Salgueiro abordou ainda as questões da igualdade, referindo o facto de Matosinhos ser o único concelho no país com uma Presidente de Câmara e uma Presidente de Assembleia Municipal. Na educação, a autarca defendeu o currículo nacional, mas também a importância do currículo local e das atividades extracurriculares, referindo a introdução da robótica, computação e programação no Currículo Local de Educação.
No que respeita especificamente à Senhora da Hora, Luísa Salgueiro destacou vários projetos, entre eles, o apoio à formação desportiva de mais de mil atletas, a requalificação da sede do Alfa Académico Clube e Matosinhos Futsal Clube, a manutenção do relvado do Padroense e do Sport Clube da Senhora da Hora, o apoio a várias instituições, as obras de requalificação do Complexo Desportivo Óscar Marques, que já começaram, as reparações no Parque Carriçal, bem como as intervenções na via pública em várias artérias, entre elas, Av. Vasco da Gama, Rua do Cedro, Rua Senhora da Penha, Rua de Sendim, Rua de S. Gens, Av. Calouste Gulbenkian, Av. Merignac.
Concluída a apresentação da Presidente da Câmara Municipal, foi aberta a sessão à participação do público que teve a oportunidade de colocar as suas questões. Trânsito, sinalização, estacionamento, recolha do lixo, segurança e policiamento, a degradação de algumas artérias e a necessidade de obras, a poluição sonora e ambiental, o alargamento do cemitério da Senhora da Hora, os resguardos nas estações do metro, os problemas no Bairro das Austrálias, a iluminação pública, os problemas de habitação, as acessibilidades ao centro de saúde, e a separação do concelho de Matosinhos em 10 freguesias à semelhança do que acontecia anteriormente, foram alguns dos temas em foco.
O ciclo de debates com a população prossegue amanhã, 8 de novembro, pelas 22h00, no Auditório do Centro Social e Paroquial Padre Ângelo Ferreira Pinto, em Perafita.
Veja aqui o calendário com as sessões do ciclo “Ouvir Matosinhos”.

imagem

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: