AtletismoDesportoNotícias

EDP Maratona do Porto

Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia receberam 16.ª edição

04.11.19

Os municípios da Frente Atlântica, Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia receberam ontem mais uma edição, a 16.ª, da EDP Maratona do Porto.
Este é mais um projeto vencedor que une os três municípios numa prova desportiva de alcance internacional que é já uma referência nas provas da modalidade e que trouxe ao norte do país 16 mil participantes provenientes de 78 países do mundo.
Da EDP Maratona do Porto constaram três tipos de desafio: uma caminhada na distância de 6 km destinada a todas as classes etárias e sem fins competitivos; uma corrida com distância de 42,195 km para atletas federados e não federados nascidos em 1999 e anteriores e outra de 15 km para atletas federados e não federados nascidos em 2001 e anteriores.
O tiro de partida da prova foi simbolicamente antecipado cerca de 10 minutos para os atletas do movimento Egoísmo Positivo, permitindo a participação na corrida de pessoas com deficiência acompanhadas por atletas associados a este movimento.
O tiro de partida oficial aconteceu pelas 9h00 pela atleta Fernanda Ribeiro, junto ao Sealife, dando-se, assim, início à prova da Maratona e da APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis.
Nos 42 Kms, o primeiro atleta a cruzar a linha de meta foi o etíope Deso Gelmisa aos 02:09:08, tendo ficado a 3 segundos de quebrar o recorde da prova, seguido pelo queniano Victor Kiplimo, com 02:10:56. O pódio masculino foi fechado pelo etíope Debele Belda, com 02:14:22.
No que respeita a participação dos portugueses, Carlos Costa (CD S. salvador do Campo) foi o mais rápido da EDP Maratona do Porto, chegando à meta às 02:21:56, na 7ª posição da classificação geral.
Do lado feminino, a primeira atleta a completar a maratona foi a etíope Bontu Bekele Gada, aos 02:33:38, seguida das suas congéneres Mestawot Tadesse e Genet Getaneh, com 02:39:14 e 02:40:59, respetivamente.
A atleta do AD Marco, Rosa Madureira foi novamente a primeira portuguesa a pisar o tapete vermelho da chegada da maratona, às 02:49:53 de prova, ficando no 5º lugar da classificação geral feminina.
Para além da prova principal, a 16ª edição da EDP Maratona do Porto contou ainda com a prova de 15 km de distância, a APO Family Race Corrida dos Ossos Saudáveis. No setor masculino, o brasileiro Paulo Paula (Run Tejo) foi o vencedor desta distância, alcançando a meta aos 00:45:47. No lado feminino, a vencedora dos 15 km foi a Susana Godinho, do GD Estreito, com 00:52:43.
Para incluir toda a família e amigos numa manhã de desporto e convívio, a EDP Maratona do Porto contou ainda com uma caminhada de 6 km, a Fun Race.
A cerimónia de pódio, que premiou os primeiros classificados, contou com a presença do Administrador da Matosinhos Sport, Vasco Pinho, do Presidente da Junta da União das Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, bem como de representantes dos outros municípios envolvidos e dos patrocinadores e parceiros da prova, entre eles, a Vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, Mário Duarte da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Vitor Dias, Diretor Regional Norte do IPDJ, Jorge Teixeira, da Runporto, Teresa Loreto da EDP, Maria José Patrício em representação dos 25 anos da Associação Portuguesa de Osteoporose, Paulo Ferreira da Joma, Paulo Trigo da Caravela Seguros e Luís Teixeira da Vitalis.

maratona_porto__1_
maratona_porto__2_