Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
MuseuQuintaSantiagoArteInfantilNotícias

“Vidrados na Pintura”

Crianças pintam painel de azulejos no âmbito do Aprender com Arte em Matosinhos

15.10.19

O Museu da Quinta de Santiago inaugurou no passado domingo o Painel de Azulejos realizado pelos inscritos na residência artística infantil das férias de verão deste ano, o Aprender com Arte Verão.
Esta atividade de ocupação dos tempos livres foi desenvolvida pelo serviço educativo do Museu da Quinta de Santiago nos meses de julho e agosto.
O projeto dos artistas Ana Paula Pereira e Ricardo Gouveia contou com a participação de trinta crianças com idades compreendidas dos 6 aos 12 anos.
Inês Lima, João Lima, Tomás Figueiredo, Matilde Pinto, Carolina Pereira, António Pereira, Vasco Polónia, Isabelle Fernandes, Samuel Lopes, Laura Markhus, Eva Markhus, Alex Aguadé, Vasco Pinto, Leonor Albuquerque, Ana Leitão, Cláudia Moreira, Ivo Carneiro, Adriana Moreno, Alice Gomes, Carolina Folha, Catarina Folha, Constança Begonha, Ema Estrela, Guilherme Cabo, Francisca Lobo, Lia Marques, Miguel Gonçalves, Nazaré Delmiro, Salvador Fonseca e Tomás Begonha são os nomes que formam o coletivo de jovens artistas deste “Vidrados na Pintura” que, com muita criatividade e engenho, montaram este painel de azulejos.
Refira-se que a residência artística abordou a história da cerâmica e do azulejo, a introdução básica às técnicas e materiais e a produção de azulejos destinados à realização de um trabalho coletivo. Fixou-se, ainda, em três grandes momentos: a pintura de azulejos de padrão, com recurso a stencil (seis moldes de máscara previamente preparados), a pintura livre com pincéis e esponjas, e o friso e figura pré-desenhados pelos artistas.
O principal objetivo da iniciativa foi o enriquecimento cultural, revitalizando uma técnica em desuso. A tónica foi, por isso, a de promover a azulejaria, técnica artesanal tradicional em Portugal, demostrando o seu potencial enquanto suporte criativo. A técnica usada foi a pintura manual de azulejo industrial 15x15cm.
O mural “Vidrados na Pintura”, é constituído por 415 azulejos e tem as dimensões de 480x210cm, e está situado próximo do Espaço Irene Vilar e da Casa do Bosque, em Leça da Palmeira, no caminho da ligação entre as Quintas de Santiago e da Conceição.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: