Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
CasadoDesignExposiçãoDesignNotícias

Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo

Primeira Exposição da Porto Design Biennale inaugurada em Matosinhos

19.09.19

A primeira exposição da Porto Design Biennale, inaugurou na tarde de hoje, na Casa do Design, em Matosinhos.

“Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo” abriu portas numa cerimónia que contou com a apresentação geral da participação italiana (país convidado) nesta primeira edição da Porto Design Biennale, e visita guiada pelos curadores, Maria Milano e Lucio Magri.

Parte integrante do programa Territorio Italia, que estabelece a presença italiana na Porto Design Biennale 2019 (PBD’19), a exposição “Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo”, representa uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano.

Frontiere apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design. Novas formas de pensar, projetar e produzir aparecem neste cenário, representado por uma seleção de designers e empresas que exploram o universo criativo historicamente presente no território e propõem combiná-lo com as novas realidades de comunicação, distribuição, uso e reuso próprias do atual sistema social.

A nova geografia do design é revelada através de um mapa que apresenta e localiza os objetos selecionados e documentados, a partir do qual é possível extrair uma leitura do marcado carácter de difusão territorial. Surge um novo panorama, uma nova geografia do design previamente concentrada nas regiões do norte de Itália. A reflexão sobre o tema complexo da necessária conversão ecológica identifica a secção dedicada aos esforços individuais de jovens designers e de pequenas empresas, em busca de um caminho alternativo para o projeto, capaz de respeitar as dimensões humana e ambiental.

A inauguração da exposição contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vice-Presidente da autarquia, Eduardo Pinheiro, e dos Vereadores Fernando Rocha, José Pedro Rodrigues e Narciso Miranda, do embaixador italiano, Uberto Vanni d’Archirafi, da Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques, de José Bártolo, curador geral da Porto Design Biennale, de Sérgio Afonso, diretor executivo da Porto Design Biennale, entre outras entidades.

A Porto Design Biennale é um evento promovido pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e Porto, que ocupará diversos locais das duas cidades, com organização da esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.

O evento pretende afirmar, com grande relevância, a região norte de Portugal no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design.

A semana inaugural da Porto Design Biennale decorre de 19 a 28 de setembro, estendendo-se a programação geral até 8 de dezembro, em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos.

Com curadoria-geral de José Bártolo, esta 1.ª edição procura mapear os projetos e processos de trabalho dos millennial, a geração que chega ao mercado profissional num quadro geral de mudança acelerada e grandes tensões a nível global — identitárias, geopolíticas, financeiras, ambientais, tecnológicas, entre outras. Através de uma série de exposições, conferências e workshops, esta edição da PDB’19 explora várias vertentes das ligações entre o design, a indústria, o ensino e a sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica acerca do design enquanto disciplina.

Recorde-se que amanhã, sexta-feira, pelas 16h00, decorre a inauguração de mais uma exposição em Matosinhos no âmbito da Porto Design Biennale. “Que força é essa – Protesto e participação democrática em Portugal: cartazes artesanais do arquivo Ephemera” poderá ser visitada no pavilhão central da Casa da Arquitectura de 20 de setembro a 8 de dezembro, com entrada livre.

A exposição, com curadoria de Helena Sofia Silva, dá a conhecer o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira. Recolhidos ao longo dos últimos sete anos, estes cartazes são únicos e foram feitos e utilizados em ações pacíficas de protesto e participação democrática em Portugal.

O programa completo está disponível em www.portodesignbiennale.pt

“Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo”
Casa do Design, Matosinhos
19.09—08.12.2019
[entrada livre]

Horário:
Segunda a sexta: 09h00/12h30-14h00/17h30
Sábados, domingos e feriados: das 15h00 às 18h00

Design Gráfico Degrau
Projeto Expositivo Design Factory

PARTICIPANTES: Abadir; Adelaide Carta e/and Massimo Loi; Agustina Bottoni; Avventura di Latta; Busatti; Carmine Deganello; Coop; Crea; CTRLZAK; Duccio Maria Gambi; Disè; Ecopixel; Elena Salmistraro; Fabrizio Ruffino; Favini; Formafantasma; Francesco Faccin; Francesco Pistilli; Giacomo Moor; Giulio Iacchetti; Giulio Vinaccia; Giuseppe Arezzi; Emanuele Magenta; Gumdesign; Ilaria Bianchi; Interno Italiano; Joe Velluto; Jpeg Lab; K_Alma; Lanificio Leo; Martinelli/Venezia; Mazzotti Giuseppe 1903 di Tullio Mazzotti; Mogu; Novamont; Officina Dario Pegoretti; Paolo Ulian; Pietro Russo Design; Pretziada; Roberto Sironi; Salvatore Franzese; Sara Ricciardi; Servomuto; Sovrappensiero; Studio Klass; Talking Hands; Valentina Cameranesi Sgroi; Zanellato/Bortotto.

Os nossos agradecimentos a todos os designers e empresas presentes na exposição e ainda a: Bloc Studio, Bosa, Florim, Carwan Gallery, Eva Grillo, Edoardo Monti, Exto, Flos, Fondazione Cologni e Living, Galleria Luisa Delle Piane, Giustini / Stagetti, Lithea, Nerosicilia, Nilufar Gallery, Nodusrug, Post Design Memphis.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: