CasadoDesignExposiçãoDesignNotícias

Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo

Primeira Exposição da Porto Design Biennale inaugurada em Matosinhos

19.09.19

A primeira exposição da Porto Design Biennale, inaugurou na tarde de hoje, na Casa do Design, em Matosinhos.

“Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo” abriu portas numa cerimónia que contou com a apresentação geral da participação italiana (país convidado) nesta primeira edição da Porto Design Biennale, e visita guiada pelos curadores, Maria Milano e Lucio Magri.

Parte integrante do programa Territorio Italia, que estabelece a presença italiana na Porto Design Biennale 2019 (PBD’19), a exposição “Frontiere — Expressões de Design Contemporâneo”, representa uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano.

Frontiere apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design. Novas formas de pensar, projetar e produzir aparecem neste cenário, representado por uma seleção de designers e empresas que exploram o universo criativo historicamente presente no território e propõem combiná-lo com as novas realidades de comunicação, distribuição, uso e reuso próprias do atual sistema social.

A nova geografia do design é revelada através de um mapa que apresenta e localiza os objetos selecionados e documentados, a partir do qual é possível extrair uma leitura do marcado carácter de difusão territorial. Surge um novo panorama, uma nova geografia do design previamente concentrada nas regiões do norte de Itália. A reflexão sobre o tema complexo da necessária conversão ecológica identifica a secção dedicada aos esforços individuais de jovens designers e de pequenas empresas, em busca de um caminho alternativo para o projeto, capaz de respeitar as dimensões humana e ambiental.

A inauguração da exposição contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, do Vice-Presidente da autarquia, Eduardo Pinheiro, e dos Vereadores Fernando Rocha, José Pedro Rodrigues e Narciso Miranda, do embaixador italiano, Uberto Vanni d’Archirafi, da Vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, Paula Marques, de José Bártolo, curador geral da Porto Design Biennale, de Sérgio Afonso, diretor executivo da Porto Design Biennale, entre outras entidades.

A Porto Design Biennale é um evento promovido pelas Câmaras Municipais de Matosinhos e Porto, que ocupará diversos locais das duas cidades, com organização da esad—idea, Investigação em Design e Arte, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design.

O evento pretende afirmar, com grande relevância, a região norte de Portugal no mapa dos grandes eventos internacionais na área do design.

A semana inaugural da Porto Design Biennale decorre de 19 a 28 de setembro, estendendo-se a programação geral até 8 de dezembro, em vários espaços das cidades do Porto e Matosinhos.

Com curadoria-geral de José Bártolo, esta 1.ª edição procura mapear os projetos e processos de trabalho dos millennial, a geração que chega ao mercado profissional num quadro geral de mudança acelerada e grandes tensões a nível global — identitárias, geopolíticas, financeiras, ambientais, tecnológicas, entre outras. Através de uma série de exposições, conferências e workshops, esta edição da PDB’19 explora várias vertentes das ligações entre o design, a indústria, o ensino e a sociedade, promovendo, ao mesmo tempo, uma reflexão crítica acerca do design enquanto disciplina.

Recorde-se que amanhã, sexta-feira, pelas 16h00, decorre a inauguração de mais uma exposição em Matosinhos no âmbito da Porto Design Biennale. “Que força é essa – Protesto e participação democrática em Portugal: cartazes artesanais do arquivo Ephemera” poderá ser visitada no pavilhão central da Casa da Arquitectura de 20 de setembro a 8 de dezembro, com entrada livre.

A exposição, com curadoria de Helena Sofia Silva, dá a conhecer o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira. Recolhidos ao longo dos últimos sete anos, estes cartazes são únicos e foram feitos e utilizados em ações pacíficas de protesto e participação democrática em Portugal.

O programa completo está disponível em www.portodesignbiennale.pt

“Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo”
Casa do Design, Matosinhos
19.09—08.12.2019
[entrada livre]

Horário:
Segunda a sexta: 09h00/12h30-14h00/17h30
Sábados, domingos e feriados: das 15h00 às 18h00

Design Gráfico Degrau
Projeto Expositivo Design Factory

PARTICIPANTES: Abadir; Adelaide Carta e/and Massimo Loi; Agustina Bottoni; Avventura di Latta; Busatti; Carmine Deganello; Coop; Crea; CTRLZAK; Duccio Maria Gambi; Disè; Ecopixel; Elena Salmistraro; Fabrizio Ruffino; Favini; Formafantasma; Francesco Faccin; Francesco Pistilli; Giacomo Moor; Giulio Iacchetti; Giulio Vinaccia; Giuseppe Arezzi; Emanuele Magenta; Gumdesign; Ilaria Bianchi; Interno Italiano; Joe Velluto; Jpeg Lab; K_Alma; Lanificio Leo; Martinelli/Venezia; Mazzotti Giuseppe 1903 di Tullio Mazzotti; Mogu; Novamont; Officina Dario Pegoretti; Paolo Ulian; Pietro Russo Design; Pretziada; Roberto Sironi; Salvatore Franzese; Sara Ricciardi; Servomuto; Sovrappensiero; Studio Klass; Talking Hands; Valentina Cameranesi Sgroi; Zanellato/Bortotto.

Os nossos agradecimentos a todos os designers e empresas presentes na exposição e ainda a: Bloc Studio, Bosa, Florim, Carwan Gallery, Eva Grillo, Edoardo Monti, Exto, Flos, Fondazione Cologni e Living, Galleria Luisa Delle Piane, Giustini / Stagetti, Lithea, Nerosicilia, Nilufar Gallery, Nodusrug, Post Design Memphis.