Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
CEIIAMobilidadeAmbienteNotícias

Scooter Sharing

Matosinhos é exemplo mundial de cidade inteligente e neutra em carbono

18.09.19

No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade 2019, a Câmara Municipal de Matosinhos, o CEiiA, e a Wyze Mobility apresentaram hoje, o 1º serviço de Scooter Sharing, no norte do país, um serviço inovador, que será implementado entre as cidades de Matosinhos e Porto, e que irá recompensar comportamentos sustentáveis, pela poupança de emissões de CO2.

O lançamento do serviço aconteceu hoje com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vice-Presidente, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, do Diretor para as Novas Tecnologias do CEiiA, Pedro Gaspar e do Diretor Geral da Wyze Mobility (a operadora do serviço), Tiago Silva Pereira.

Luísa Salgueiro reforçou a importância deste dia que contribui para o reconhecimento do valor da descarbonização de que Matosinhos é pioneiro relembrando que, há cerca de um ano, e de forma simbólica, pagou um café nas instalações do CEiiA ao Primeiro Ministro, António Costa, com créditos que tinha disponíveis na sua aplicação AYR. A Presidente da Câmara salientou ainda o poder decisivo do poder local na sensibilização para a descarbonização das comunidades falando de um novo paradigma de relação com o transporte e com a comunidade. “É de Matosinhos para o mundo que estamos a mudar muita coisa e a construir o futuro da descarbonização”, rematou.

José Mendes falou dos desafios inovadores que têm como parceiros e interlocutores estratégicos o poder local. O Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade aproveitou o momento para lançar a questão: “quantos de nós, por mais noção que tenhamos da importância do combate às alterações climáticas, estamos disponíveis para, no nosso dia a dia, contribuir efetivamente neste objetivo da descarbonização? “ José Mendes deu ênfase a alguns pormenores deste projeto que o tornam tão marcante e distintivo: a quantificação efetiva das emissões de CO2 evitadas, a criação de um conjunto de créditos transacionários e ainda o facto dos créditos obtidos poderem ser trocados entre operadores. “Este é o embrião que nos permitirá avançar”, concluiu.

Refira-se que o serviço de Scooter Sharing da WYZE Mobility hoje apresentado pretende acelerar os processos de descarbonização das cidades, utilizando a plataforma de sustentabilidade AYR do CEiiA para quantificar, valorizar e transacionar emissões de CO2 poupadas, através de créditos que possibilitam o pagamento de viagens na sua rede e com outros operadores de mobilidade em qualquer cidade do mundo, onde se encontrem. Os AYR podem ser transacionados por bens e serviços verdes, como serviços de mobilidade sustentável ou carregamento de veículos elétricos, entre outros.

Com o lançamento deste serviço de Scooter Sharing, é também assinado um acordo de parceria entre a WYZE e a Riba do Brasil, que possibilita o uso de AYRs entre os dois operadores dos dois países.

Trocar o automóvel particular por modos mais sustentáveis e receber, pelas emissões de CO2 evitadas, créditos que podem ser convertidos em prémios, é a proposta da plataforma AYR. Com a utilização dos modos de mobilidade sustentáveis (bicicletas, trotinetas e scooters) nas suas deslocações quotidianas, os utilizadores evitam as emissões de CO2 que são quantificadas e convertidas em créditos (tokens Ayr) pela plataforma.

No caso de Matosinhos, o município aprovou um regulamento inovador, que exige aos operadores de mobilidade suave que contribuam de uma forma explícita para o processo de descarbonização da cidade, através da quantificação das emissões poupadas pelo uso dos seus serviços, tendo por base o uso da plataforma de sustentabilidade AYR. Este é um caso de estudo a nível mundial, apresentado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CEiiA no Breakthrough Innovation das Nações Unidas.

Impacto em Matosinhos AYR – Exemplos:
Matosinhos (1 junho - 31 agosto)
12,02 toneladas de CO2 evitadas
120.216 AYRs gerados
130.776 km percorridos
2,88 km de distância média por viagem

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: