CEIIAMobilidadeAmbienteNotícias

Scooter Sharing

Matosinhos é exemplo mundial de cidade inteligente e neutra em carbono

18.09.19

No âmbito das comemorações da Semana Europeia da Mobilidade 2019, a Câmara Municipal de Matosinhos, o CEiiA, e a Wyze Mobility apresentaram hoje, o 1º serviço de Scooter Sharing, no norte do país, um serviço inovador, que será implementado entre as cidades de Matosinhos e Porto, e que irá recompensar comportamentos sustentáveis, pela poupança de emissões de CO2.

O lançamento do serviço aconteceu hoje com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vice-Presidente, Eduardo Pinheiro, do Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, do Diretor para as Novas Tecnologias do CEiiA, Pedro Gaspar e do Diretor Geral da Wyze Mobility (a operadora do serviço), Tiago Silva Pereira.

Luísa Salgueiro reforçou a importância deste dia que contribui para o reconhecimento do valor da descarbonização de que Matosinhos é pioneiro relembrando que, há cerca de um ano, e de forma simbólica, pagou um café nas instalações do CEiiA ao Primeiro Ministro, António Costa, com créditos que tinha disponíveis na sua aplicação AYR. A Presidente da Câmara salientou ainda o poder decisivo do poder local na sensibilização para a descarbonização das comunidades falando de um novo paradigma de relação com o transporte e com a comunidade. “É de Matosinhos para o mundo que estamos a mudar muita coisa e a construir o futuro da descarbonização”, rematou.

José Mendes falou dos desafios inovadores que têm como parceiros e interlocutores estratégicos o poder local. O Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade aproveitou o momento para lançar a questão: “quantos de nós, por mais noção que tenhamos da importância do combate às alterações climáticas, estamos disponíveis para, no nosso dia a dia, contribuir efetivamente neste objetivo da descarbonização? “ José Mendes deu ênfase a alguns pormenores deste projeto que o tornam tão marcante e distintivo: a quantificação efetiva das emissões de CO2 evitadas, a criação de um conjunto de créditos transacionários e ainda o facto dos créditos obtidos poderem ser trocados entre operadores. “Este é o embrião que nos permitirá avançar”, concluiu.

Refira-se que o serviço de Scooter Sharing da WYZE Mobility hoje apresentado pretende acelerar os processos de descarbonização das cidades, utilizando a plataforma de sustentabilidade AYR do CEiiA para quantificar, valorizar e transacionar emissões de CO2 poupadas, através de créditos que possibilitam o pagamento de viagens na sua rede e com outros operadores de mobilidade em qualquer cidade do mundo, onde se encontrem. Os AYR podem ser transacionados por bens e serviços verdes, como serviços de mobilidade sustentável ou carregamento de veículos elétricos, entre outros.

Com o lançamento deste serviço de Scooter Sharing, é também assinado um acordo de parceria entre a WYZE e a Riba do Brasil, que possibilita o uso de AYRs entre os dois operadores dos dois países.

Trocar o automóvel particular por modos mais sustentáveis e receber, pelas emissões de CO2 evitadas, créditos que podem ser convertidos em prémios, é a proposta da plataforma AYR. Com a utilização dos modos de mobilidade sustentáveis (bicicletas, trotinetas e scooters) nas suas deslocações quotidianas, os utilizadores evitam as emissões de CO2 que são quantificadas e convertidas em créditos (tokens Ayr) pela plataforma.

No caso de Matosinhos, o município aprovou um regulamento inovador, que exige aos operadores de mobilidade suave que contribuam de uma forma explícita para o processo de descarbonização da cidade, através da quantificação das emissões poupadas pelo uso dos seus serviços, tendo por base o uso da plataforma de sustentabilidade AYR. Este é um caso de estudo a nível mundial, apresentado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pelo CEiiA no Breakthrough Innovation das Nações Unidas.

Impacto em Matosinhos AYR – Exemplos:
Matosinhos (1 junho - 31 agosto)
12,02 toneladas de CO2 evitadas
120.216 AYRs gerados