AdeimaEducaçãoNotícias

Projeto + Literacia

Dia Internacional da Alfabetização assinalado com exposição patente na Câmara Municipal

11.09.19

No âmbito do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado a 8 de setembro, a Câmara Municipal de Matosinhos aceitou o desafio lançado pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA) para se associar à iniciativa nacional Educação de Adultos SMAL – Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias e, em conjunto com a ADEIMA, inaugurou ontem ao final da tarde uma exposição do Projeto +Literacia, que estará patente no átrio da Câmara Municipal de Matosinhos até ao dia 30 de setembro.
Esta exposição fotográfica pretende dar a conhecer o trabalho que a Autarquia e a ADEIMA têm vindo a desenvolver com os seus formandos desde a 1.ª edição (2016/2017), e salientar a importância da promoção das literacias básicas na idade adulta.
Na exposição, é possível observar uma árvore, símbolo do projeto, com imagens representativas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, das visitas de estudo realizadas e da entrega de certificados/declarações de participação na formação.
O +Literacia é uma iniciativa partilhada entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos e tem como objetivo promover os níveis de literacia elementar no concelho de Matosinhos. Destina-se a pessoas com mais de 18 anos, que não sabem ler e/ou escrever ou que o fazem com muita dificuldade, tendo como objetivo promover os níveis de literacia no concelho de Matosinhos.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador da Educação, António Correia Pinto, marcaram presença no momento da inauguração, tendo oportunidade de ouvir o testemunho de diversos formandos, que partilharam as suas histórias e da importância da aprendizagem para as suas vidas.
"Antes eu dizia que não via porque não tinha óculos. Agora vejo bem porque a literacia é como se fossem uns óculos por onde eu comecei a ver melhor", referiu uma das alunas, com 70 anos.
Para a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, o mais importante do Projeto + Literacia é “ter oportunidade de ouvir estes testemunhos e de perceber que conseguimos mudar a vida de muitas pessoas. Nunca é tarde para aprender”.