Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
AdeimaEducaçãoNotícias

Projeto + Literacia

Dia Internacional da Alfabetização assinalado com exposição patente na Câmara Municipal

11.09.19

No âmbito do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado a 8 de setembro, a Câmara Municipal de Matosinhos aceitou o desafio lançado pela Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA) para se associar à iniciativa nacional Educação de Adultos SMAL – Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias e, em conjunto com a ADEIMA, inaugurou ontem ao final da tarde uma exposição do Projeto +Literacia, que estará patente no átrio da Câmara Municipal de Matosinhos até ao dia 30 de setembro.
Esta exposição fotográfica pretende dar a conhecer o trabalho que a Autarquia e a ADEIMA têm vindo a desenvolver com os seus formandos desde a 1.ª edição (2016/2017), e salientar a importância da promoção das literacias básicas na idade adulta.
Na exposição, é possível observar uma árvore, símbolo do projeto, com imagens representativas das atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula, das visitas de estudo realizadas e da entrega de certificados/declarações de participação na formação.
O +Literacia é uma iniciativa partilhada entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos e tem como objetivo promover os níveis de literacia elementar no concelho de Matosinhos. Destina-se a pessoas com mais de 18 anos, que não sabem ler e/ou escrever ou que o fazem com muita dificuldade, tendo como objetivo promover os níveis de literacia no concelho de Matosinhos.
A Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o Vereador da Educação, António Correia Pinto, marcaram presença no momento da inauguração, tendo oportunidade de ouvir o testemunho de diversos formandos, que partilharam as suas histórias e da importância da aprendizagem para as suas vidas.
"Antes eu dizia que não via porque não tinha óculos. Agora vejo bem porque a literacia é como se fossem uns óculos por onde eu comecei a ver melhor", referiu uma das alunas, com 70 anos.
Para a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, o mais importante do Projeto + Literacia é “ter oportunidade de ouvir estes testemunhos e de perceber que conseguimos mudar a vida de muitas pessoas. Nunca é tarde para aprender”.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: