Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
EducaçãoNotícias

Roteiro para conhecer Matosinhos

Receção aos novos docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico

04.09.19

Um grupo de 45 novos docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico, muitos dos quais oriundos de outros concelhos do país, iniciam funções no ano letivo 2019/2020 em escolas de Matosinhos.
À semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou um roteiro especial com visitas a vários locais que fazem parte do Currículo Local de Educação, inseridos no projeto “Roteiros Pedagógicos de Matosinhos”.
Aprofundar o conhecimento do património local, dar a conhecer o concelho de forma pedagogicamente articulada e em interdisciplinaridade, promover a aprendizagem através do contacto direto com o meio envolvente e promover o envolvimento da comunidade no processo de ensino-aprendizagem são os objetivos deste projeto, que a autarquia está a implementar no período 2018-2021, no âmbito de um compromisso assumido com o Ministério da Educação em 2015.
Esta manhã, os professores foram recebidos no Edifício dos Paços do Concelho, onde receberam as boas vindas por parte da Presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, e do Vereador da Educação, António Correia Pinto.
“A nossa comunidade educativa é fantástica. Estes Roteiros Pedagógicos mostram bem a importância que damos ao vosso trabalho e a nossa preocupação em envolver-vos na vida do nosso território. Temos em Matosinhos uma relação de proximidade com os nossos professores e, por isso, queremos desejar um bom ano letivo”, disse Luísa Salgueiro.
Além de dar a conhecer aos professores o território, esta iniciativa assinala, nas palavras de Correia Pinto, “o pontapé de saída” da edição deste ano dos Roteiros Pedagógicos de Matosinhos.
Destinados aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho (ensino público), os Roteiros Pedagógicos têm um carácter temático e são adaptados a cada ano de escolaridade, assumindo-se como um complemento para as atividades letivas, favorecendo a consolidação das aprendizagens sobre o património local.
Cada ano de escolaridade terá um tema distinto. Assim, no 1º ano será o Ambiente, no 2º será História e Património, no 3º ano será Arte e Arquitetura, e, no último, no 4º ano, o tema será Ciência e Tecnologia.
No 1º ano, os alunos irão visitar o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, o Parque de Dunas e o Parque Ecológico do Monte de S. Brás.
No 2º ano, visitarão a Galeria Municipal, a Casa do Design, a Casa da Memória, a Casa da Arquitetura e ao Museu da Quinta de Santiago.
Para os alunos do 3º ano, estão programadas visitas ao Mosteiro de Leça do Balio, à Igreja Bom Jesus de Matosinhos, ao Castro de Guifões e ao Obelisco da Memória.
No último ano do 1º Ciclo, haverá visitas à ETAR de Matosinhos, ao CEIIA, à Casa em Movimento, ao Centro de Divulgação Aeronáutica e ao CIIMAR.
Existe ainda a Plataforma Interativa e Digital – Escolicidade, que disponibiliza aos professores, alunos e encarregados de educação, informação, jogos e questionários sobre cada um dos locais a visitar ou visitados. Esta plataforma permite o acesso em casa ou em sala de aula, permitindo uma maior dinâmica no processo ensino-aprendizagem. Após a visita aos locais e trabalho desenvolvido em sala de aula, os/as alunos/as estarão aptos para responderem a questões na plataforma e assim receberem os crachás digitais que confirmam que adquiriram os conhecimentos necessários sobre determinado local visitado.
Depois da Câmara Municipal, seguiu-se uma visita ao CMIA- Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, à Casa em Movimento, ao CIIMAR- Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental e à Igreja do Bom Jesus de Matosinhos.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: