Destaquedsc07996 1 2500 2500

“Design Macau XX”

Prolongamento de exposição até ao dia 1 de setembro, na Casa do Design

13.08.19

A exposição “Design Macau XX”, inaugurada a 19 de junho, vai poder ser vista durante mais uns dias na Casa do Design, em Matosinhos. A exposição, que tinha encerramento previsto para 18 de agosto, vai estar patente até ao próximo dia 1 de setembro, com entrada gratuita.

Recorde-se que a mostra, que deriva de um projeto conjunto do Macau Design Centre e da Associação Cultural Portuguesa, em parceria com a esad—idea Investigação em Design e Arte e a Casa do Design, reúne 60 projetos produzidos nos últimos vinte anos por vinte estúdios de design de Macau.

A exposição dá a conhecer o atual panorama criativo de Macau em áreas como o design de cartaz, de livros, de branding, de embalagem, de produto e de projection mapping. Em destaque está o trabalho criativo de gabinetes como o Jan Design, o Chii Design, o Cliffs Studio ou o Shidu Art Consultants.

A transferência da soberania de Macau de Portugal para a China, oficializada em 20 de dezembro de 1999, constituiu um momento marcante na história dos dois países. Com a chegada dos portugueses no século XVI, Macau tornou-se numa importante porta de entrada da civilização e da cultura ocidentais na China. Durante quatrocentos anos, o intenso intercâmbio de culturas ocidentais e orientais moldou uma identidade muito própria para o território que foi o primeiro entreposto europeu na China e a última colónia europeia no país.

Após 1999, o ritmo e dinâmica do território alteram-se radicalmente. Crescentemente influenciada pela cosmopolita vizinhança de Hong-Kong e pela economia chinesa, a identidade cultural macaense deu origem a um inventivo processo de criação na área do design, que a exposição “Design Macau XX” dá a conhecer.

Exposição “Design Macau XX”
Casa do Design, Matosinhos
19 de junho a 1 de setembro de 2019
Casa do Design. horário: 2ªa 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados, Domingos e Feriados: 15h00 às 18h00.

Estúdios em destaque:

• Jan Design +