AmbienteIgualdadeNotícias

Cadeiras de praia para crianças com mobilidade reduzida

Equipamentos disponíveis nas praias do Marreco e de Leça da Palmeira.

13.08.19

Em 2019, Matosinhos ostenta a Bandeira “Praia Acessível” em oito praias, dez anos depois do início da implementação deste programa no concelho e no país.

As praias de Agudela, Angeiras- Sul, Cabo do Mundo, Leça da Palmeira, Marreco, Memória, Pedras do Corgo e Quebrada, permitem a deslocação de cidadãos de mobilidade reduzida na areia e o acesso a banhos, através de uma cadeira anfíbia (tiralô).

Atualmente, as cadeiras disponíveis são adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, em idade adulta (peso até 130 kg). A Câmara Municipal de Matosinhos quis ir mais longe nesta matéria. Assim, numa parceria com a Associação More Moving Moments (MMM), foram colocadas duas cadeiras, nas praias do Marreco e de Leça da Palmeira, destinadas especificamente a crianças entre os 27 e os 40 kg, permitindo-lhes deslocar-se na areia sem dificuldade e ter fácil acesso à água.

No futuro, esta solução poderá ser replicada em outras praias do concelho.

MMM_2