Destaque superior imagem muceu 2019 1 2500 2500
MUCÉUNotícias

Mucéu - Dia da Ciência, Noite das Estrelas

Dias 17 e 18 de agosto, no Museu da Quinta de Santiago.

14.08.19

No ano em que se assinalam os 50 anos da chegada do Homem à Lua, a Câmara Municipal de Matosinhos preparou uma edição especial do Mucéu, em parceria com o Planetário do Porto- Centro Ciência Viva, Universidade do Porto e Associação de Física da Universidade de Aveiro.

No fim de semana de 17 e 18 de agosto, os jardins do Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, abrem as portas para um evento inteiramente dedicado à ciência e à astronomia, com inúmeras atividades gratuitas destinadas a um público infantil, bem como a famílias ou a simples curiosos.

Ateliês de arte, ciência e física, palestras, concertos, observação noturna ao telescópio de corpos celestes e constelações, projeção do universo num dome insuflável (uma espécie de planetário portátil) são algumas atividades previstas para a edição 2019 do Mucéu.

Os participantes terão a oportunidade de assistir à performance audiovisual “Multiverse”, interativa e em tempo real, pelos Boris Chimp 504. Dividida em três atos, a performance conta a história de Boris 504, um chimpanzé enviado em missão à Lua em 1969 pelos soviéticos, que ficou preso no espaço e nunca regressou à Terra.

Boris Chimp 504 é um projeto que surgiu em 2010 e que junta Miguel Neto (Som) e Rodrigo Carvalho (Visuals & Interactive Systems).
Futurista será o concerto dos Zurich Dada, um projeto de contornos minimalistas synthpop, nascido e criado no Porto, em 2009, que resulta da criação artística de Ricardo Silva Veloso (voz, sintetizadores e programações).

Destaque ainda para a mesa redonda de astronomia, moderada pelo astrónomo Miguel Gonçalves, com a participação do astrofotógrafo Miguel Claro, do astrónomo José Matos, da astrobióloga Joana Neto Lima e da fundadora da Reserva Dark Sky Alqueva, Apolónia Rodrigues. A chegada do Homem à Lua, o que mudou e o próximo destino espacial são algumas das questões em debate.

Consulte aqui o programa

imagem_muceu_2019