PerafitaEmpresasNotícias

25 Milhões de euros até 2020

Siemens investe em dois novos centros tecnológicos em Perafita

10.07.19

25 anos volvidos da sua instalação no concelho de Matosinhos, mais concretamente em Perafita, na zona do Freixieiro, a Siemens inaugura agora os seus mais recentes projetos.
São dois centros de apoio ao desenvolvimento de novas soluções nas áreas da digitalização e dos edifícios inteligentes: I-Experience Center 4.0 e Solutions and Service Center.
A cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do Presidente Executivo da Siemens Portugal, Pedro Pires de Miranda.
O i-Experience Center 4.0, inserido no programa do governo Indústria 4.0., é uma incubadora de soluções digitais, que promove diversas iniciativas destinadas à modernização da indústria. Todo o processo de criação está assente em MindSphere, o sistema operativo aberto da Siemens para a Internet das Coisas, baseado na nuvem. Através desta solução, todos os produtos, instalações, processos e equipamentos que compõem o processo produtivo ficam conectados entre si, permitindo uma análise rápida e eficaz de grandes quantidades de dados e uma tomada de decisão melhor fundamentada.
Já o Solutions & Service Center é um laboratório aplicacional para o desenvolvimento e implementação de soluções inteligentes para edifícios, nomeadamente proteção contra incêndios, segurança, automação, eficiência energética, segurança da informação e monitorização dos mesmos.
A aposta em Matosinhos deve-se ao facto de quase 44% dos clientes da empresa serem desta zona do país. Além disso, 35% da faturação e 40% do volume de negócio da empresa no ano passado provieram de empresas da região norte, de onde se destacam projetos na área da produção de energia.
Os dois centros tecnológicos agora inaugurados em Perafita fazem parte de um plano de investimento da empresa na ordem dos 25 milhões de euros destinados à digitalização do país até 2020.

Fotos: Walter Branco