EixoAtlânticoDesportoNotícias

Jogos do Eixo Atlântico

Luísa Salgueiro, Vice-Presidente do Eixo Atlântico e Presidente da Câmara de Matosinhos, marcou presença na abertura da XIII edição

09.07.19

A XIII edição dos Jogos do Eixo Atlântico está aí. Pelas 16h30 de ontem, 8 de julho, a Avenida Central de Braga foi o palco da cerimónia de abertura dos Jogos do Eixo Atlântico, uma competição criada em 1995 que se realiza a cada dois anos.
A iniciativa contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e Vice-Presidente do Eixo Atlântico Luísa Salgueiro, que acompanhou o desfile com as atletas de Matosinhos pelas ruas históricas de Braga, por onde passaram também centenas de atletas dos muitos municípios que competirão no certame, hasteando a bandeira do seu concelho, num espetáculo de cor e alegria, que terminou na Praça do Município.
A cerimónia contou, ainda, com a presença do Secretário de Estado do Desporto, João Paulo Rebelo, do Presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, e do Presidente dos Jogos do Eixo Atlântico.
Refira-se que Braga acolhe, entre os dias 7 e 12 de julho, pela primeira vez, uma edição dos Jogos do Eixo Atlântico, sucedendo a Lugo, Monforte de Lemos e Sarria, que foram sede na última edição. Também Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia já foram palco desta competição, em 2015.
A edição deste ano contará com a participação de mais de 1800 jovens, de 14 concelhos do norte de Portugal e 12 da região da Galiza, inscritos nas seguintes modalidades desportivas: Andebol, Basquetebol, Futebol 7, Voleibol, Atletismo, Atletismo Adaptado. Natação, Natação Adaptada e Ténis. A idade máxima dos atletas participantes é de 16 anos.
Saliente-se que, como é habitual nos Jogos do Eixo Atlântico, esta edição também integra várias modalidades de desporto adaptado, com a participação de mais de 130 atletas, em consonância com a filosofia do Eixo Atlântico de eliminar barreiras e fomentar a participação de todos os jovens
Desde 1995 os Jogos do Eixo Atlântico visam a promoção do desporto, a convivência entre os jovens e, também o melhor conhecimento entre os cidadãos das duas regiões. Realizam-se de dois em dois anos e constituem um evento desportivo transfronteiriço único na Europa.
Mais informações em https://www.facebook.com/jogosdoeixoatlantico2015/ ou https://www.eixoatlantico.com/pt.