EconomiaLocalSolidariedadeNotícias

Mercado Solidário em Angeiras

Comemorações dos 7 anos deste projeto de âmbito social

14.06.19

Depois do Mercado Municipal de Matosinhos, hoje foi a vez do Mercado Municipal de Angeiras assinalar o sétimo aniversário do projeto “Mercado Solidário”.

Lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos em 2012, este projeto surgiu da necessidade de encontrar novas respostas na área do apoio social.

Cerca de 20 instituições de solidariedade social do concelho recolhem uma vez por mês junto dos operadores dos mercados municipais de Matosinhos e de Angeiras alimentos como peixe, fruta ou legumes, que depois distribuem pelas famílias carenciadas devidamente sinalizadas. Além de ajudar quem precisa, este projeto evita o desperdício de alimentos frescos.

Desde o início, foram recolhidas nos dois mercados 11 toneladas de alimentos que permitiram apoiar mais de 4900 famílias do concelho.

À semelhança do que aconteceu ontem, os operadores de Angeiras que aderiram a este projeto receberam um certificado da parte da autarquia.

Aliás, a Presidente da Câmara Municipal deslocou-se ao mercado para agradecer o envolvimento de todos neste projeto. Luísa Salgueiro foi recebida com muita animação e fez questão de expressar a sua gratidão “por darem um pouco do que podem, um bocadinho que, tudo junto, faz a diferença na vida pessoas”. “Matosinhos é uma terra solidária e é, por isso, fantástica”, salientou a edil.