Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Imagem foral leca balio 1 2500 2500
LeçadoBalioNotícias

500 anos do Foral

Comemorações em Leça do Balio de 1 a 10 de junho

31.05.19

É já amanhã que começam as comemorações dos 500 anos do Foral de Leça do Balio.

De 1 a 10 de junho, a Junta da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões e a Câmara Municipal de Matosinhos prepararam um programa de eventos para toda a família e com entrada gratuita.

Espetáculos musicais, visitas guiadas ao Mosteiro de Leça do Balio, provas desportivas, atividades para crianças, são algumas das iniciativas previstas no programa.

O dia principal será na próxima terça-feira, pois foi a quatro de junho do ano 1519, que D. Manuel I, Rei de Portugal, concedeu a Carta de Foral do Couto de Leça do Balio, perfazendo este ano 500 anos desse acontecimento. O Couto de Leça do Balio era constituído por cinco Freguesias: Leça do Balio, Custóias, S. Mamede Infesta, Barreiros e Gueifães.

São muitos os vestígios históricos que comprovam a importância destas terras ao longo dos séculos, destacando-se o Mosteiro de Leça do Balio. A sua localização estratégica, inserida em Matosinhos, paredes-meias com Maia e Porto, o seu desenvolvimento ao longo dos séculos e a capacidade de atração levou a que empresas como a Unicer, agora Super Bock Group, a Efacec ou a Lionesa, entre outras, fizessem desta terra a sua, conferindo um vasto contributo para o crescimento económico da vila.

A propósito dos 500 anos do Foral, a Câmara Municipal de Municipal agraciou, na cerimónia comemorativa do 45º aniversário do 25 de Abril, a vila de Leça do Balio com a medalha de mérito dourada.

Na próxima terça-feira, destaque para a inauguração de uma peça escultórica na rotunda de Gondivai, para a sessão comemorativa da Assembleia de Freguesia, no Centro Cultural de Leça do Balio, e para a sessão de fogo de artifício no Largo do Mosteiro de Leça do Balio.

not foral leça balio

Artigos relacionados: