ConselhoConsultivoSéniorNotícias

Conselho Consultivo Sénior

Primeira reunião de trabalho decorreu hoje

15.05.19

Dados dos Censos de 2011 mostram que 16,5% da população residente no Concelho de Matosinhos têm 65 anos ou mais. Na faixa etária dos 15 anos 64 anos, o número sobe para os 59%.

Tendo em conta a aceleração do envelhecimento demográfico, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu criar o Conselho Consultivo Sénior.
Este projeto consiste num espaço para a promoção do debate, do exercício da participação e de influência na tomada de decisão das políticas dirigidas às pessoas seniores e composto por pessoas seniores e pré-seniores (entre 55 e mais anos) residentes no Concelho.

Órgão de caráter consultivo, o Conselho Consultivo Sénior pretende estabelecer a articulação entre os decisores e a população idosa, promovendo a sua integração e proteção, o envelhecimento ativo, a participação cívica e a produção de conhecimento sobre este grupo populacional, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos mais velhos e para encontrar novas respostas para uma camada da população que tem vindo a crescer de modo continuado.

A Autarquia convidou entidades focadas no apoio ao envelhecimento, pessoas idosas sem vínculo institucional e pessoas com trabalho científico ligado ao envelhecimento para integrar o Conselho Consultivo Sénior.

Assim, o grupo é constituído por: sete pessoas ligadas a IPSS’s e universidades séniores (dirigentes e utentes/alunos), quatro pessoas sem qualquer vínculo institucional oriundas das quatro uniões de freguesia, e duas pessoas das áreas das ciências sociais ou gerontologia.

No futuro, o Conselho Consultivo Sénior deverá integrar o CLAS – Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Matosinhos.

O Conselho Consultivo Sénior reuniu-se hoje pela primeira vez numa sessão presidida por Luísa Salgueiro. A Presidente da Câmara Municipal manifestou a intenção de reunir mensalmente com todos os membros com o intuito de auscultar a sua opinião quer sobre alguns dos projetos já em curso- como o Plano Municipal de Saúde ou a Bolsa de Cuidadores- quer sobre outros que sejam apresentados no futuro. Algumas das preocupações relacionadas com a mobilidade e segurança da população idosa foram já manifestadas nesta reunião de trabalho.