Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
Música25AbrilNotícias

Comemorações 25 de abril

Concerto com o grupo Ensemble Vocal Pro Musica e fogo de artifício

25.04.19

A Câmara Municipal de Matosinhos recebeu na noite de ontem um concerto com o grupo Ensemble Vocal Pro Musica (EVPM), integrado nas comemorações do 45º aniversário do 25 de abril de 1974.

Na iniciativa, que contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e dos vereadores Fernando Rocha, Correia Pinto e José Pedro Rodrigues, o grupo Ensemble Vocal Pro Musica presenteou o público com um espetáculo único que antecedeu o habitual e sempre ansiado fogo de artifício que decorreu pela meia noite no Parque Basílio Teles.
Um pouco por todo o lado da autarquia, varandas, entrada do edifício, corredores, escadarias, salas da assembleia e salão nobre, ecoaram as vozes e as sonoridades proporcionadas por este grupo musical num espetáculo de grande qualidade artística.

Ave Maria, de Franz Biebl, Avé Verum, de Fauré, All You Need Is Love, dos Beatles, Achegate a Mim Maruxa, de Zeca Afonso, Guantanamera, de Joseito Fernandez, 1482 - The Conquest of Paradise, dos Vangelis são apenas alguns exemplos das interpretações com que o Ensemble Vocal Pro Musica nos brindou no concerto de ontem à noite, que teve entrada livre.

Refira-se que o EVPM é um coro jovem, sediado na cidade do Porto. Foi fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos. Atualmente, é composto por cerca de 80 elementos, a maioria deles com formação musical. Dedica-se não só à interpretação de obras corais sinfónicas, mas também ao repertório de música sacra e profana, a cappella ou com acompanhamento de piano. O EVPM não é só um coro erudito, por isso apresenta regularmente arranjos para coro de clássicos do jazz e da música popular. Procura também dinamizar a atividade coral, fugindo à rotina e ao formalismo e usando a expressão dramática, a participação ativa do público e disposições menos comuns em palco.

A programação que assinala os 45 anos da Revolução de abril segue hoje, pelas 10h30, com o hastear de bandeiras junto aos Paços do Concelho, seguindo-se a Sessão Solene de atribuição de medalhas e distinções honoríficas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 11h00 horas.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: