Música25AbrilNotícias

Comemorações 25 de abril

Concerto com o grupo Ensemble Vocal Pro Musica e fogo de artifício

25.04.19

A Câmara Municipal de Matosinhos recebeu na noite de ontem um concerto com o grupo Ensemble Vocal Pro Musica (EVPM), integrado nas comemorações do 45º aniversário do 25 de abril de 1974.

Na iniciativa, que contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, e dos vereadores Fernando Rocha, Correia Pinto e José Pedro Rodrigues, o grupo Ensemble Vocal Pro Musica presenteou o público com um espetáculo único que antecedeu o habitual e sempre ansiado fogo de artifício que decorreu pela meia noite no Parque Basílio Teles.
Um pouco por todo o lado da autarquia, varandas, entrada do edifício, corredores, escadarias, salas da assembleia e salão nobre, ecoaram as vozes e as sonoridades proporcionadas por este grupo musical num espetáculo de grande qualidade artística.

Ave Maria, de Franz Biebl, Avé Verum, de Fauré, All You Need Is Love, dos Beatles, Achegate a Mim Maruxa, de Zeca Afonso, Guantanamera, de Joseito Fernandez, 1482 - The Conquest of Paradise, dos Vangelis são apenas alguns exemplos das interpretações com que o Ensemble Vocal Pro Musica nos brindou no concerto de ontem à noite, que teve entrada livre.

Refira-se que o EVPM é um coro jovem, sediado na cidade do Porto. Foi fundado em 1991 pelo maestro José Manuel Pinheiro e por alguns dos seus alunos. Atualmente, é composto por cerca de 80 elementos, a maioria deles com formação musical. Dedica-se não só à interpretação de obras corais sinfónicas, mas também ao repertório de música sacra e profana, a cappella ou com acompanhamento de piano. O EVPM não é só um coro erudito, por isso apresenta regularmente arranjos para coro de clássicos do jazz e da música popular. Procura também dinamizar a atividade coral, fugindo à rotina e ao formalismo e usando a expressão dramática, a participação ativa do público e disposições menos comuns em palco.

A programação que assinala os 45 anos da Revolução de abril segue hoje, pelas 10h30, com o hastear de bandeiras junto aos Paços do Concelho, seguindo-se a Sessão Solene de atribuição de medalhas e distinções honoríficas no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 11h00 horas.