PlanoMunicipaldeLeituraLiteraturaNotícias

Comunidade de Leitores

Sessão dedicada ao "Autismo" de Valério Romão

17.04.19

A noite de ontem, 16 de abril, ficou marcada pela realização de mais uma sessão da Comunidade de Leitores do Plano Municipal de Leitura (PML) de Matosinhos sob a orientação de Miguel Miranda.

"Autismo" de Valério Romão foi a base para esta tertúlia que decorreu como habitualmente na Biblioteca Municipal Florbela Espanca e que teve como convidada especial, Teresa Temudo, que esteve à conversa com Miguel Miranda e a restante plateia. Valério Romão, autor da obra, também interagiu com a comunidade presente por videochamada.

Recorde-se que este projeto da comunidade de leitores se iniciou em setembro de 2018 com a dinamização do escritor Valter Hugo Mãe e dedicada aos “Livros contra a moral dominante”.

Cumprindo-se, uma vez mais, um dos objetivos do PML de aproximação do público aos autores e à sua obra, familiarizando-o diretamente com o universo do livro e da leitura, a segunda edição da Comunidade de Leitores começou em março deste ano contando com a moderação do autor Miguel Miranda e tendo como tema base a “Literatura: uma doença textualmente transmissível”.

Criado em 2015, o Plano Municipal de Leitura de Matosinhos foi concebido para promover e disseminar os hábitos de leitura entre os matosinhenses de todas as faixas etárias e extratos sociais, constituindo uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura.

Integra um vasto conjunto de iniciativas, como encontros com autores e workshops de leitura e escrita criativa nas escolas e instituições do concelho, sessões inesperadas de poesia em espaços públicos, tertúlias poéticas e lançamentos de livros.

As inscrições para as próximas tertúlias da Comunidade de Leitores dinamizadas por Miguel Miranda, limitada a 40 vagas por sessão, podem ser feitas pelo link: https://goo.gl/forms/Z1C73ncFNX95j8hO2

"O Mal de Montano" de Enrique Vila-Matas
21 de maio 2019, às 21:00

"Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago