MúsicaClássicaCulturaNotícias

Concerto de Órgão de Tubos

Por António Esteireiro, na Igreja de Matosinhos

14.04.19

A Igreja do Bom Jesus de Matosinhos recebeu ontem um concerto de órgão de tubos promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, no âmbito da temporada de música clássica para 2019.

António Esteireiro, um dos maiores executantes nacionais de música sacra e litúrgica, trouxe a Matosinhos um programa vasto, de Arnold Schlick a Hugo Distlerm, passando por Johann Sebastian Bach ou por Girolamo Frescobaldi, e revisitando alguns dos mais importantes compositores para órgão de tubos dos últimos séculos.

O concerto abriu com a “Toccata Settima”, a mais famosa das peças de Michelangelo Rossi, seguindo-se Girolamo Frescobaldi, um dos mestres de Rossi, do qual foi possível escutar “Bergamasca”, uma peça de tom barroco que integra as chamadas “flores musicais” do compositor e organista da Basílica de São Pedro, em Roma.

Licenciado em Órgão pela Escola Superior de Música e Teatro de Munique, e em Música Sacra pela Escola Superior de Música Sacra de Regensburg, António Esteireiro interpretou ainda uma das “canzonas” que Johann Sebastian Bach compôs cerca de 1715, e, de Arnold Schlick, o mais antigo dos compositores do programa, foi possível escutar “Maria Zart”.

O recital incluiu também peças de Dietrich Buxtehude, Hugo Distler, Jan Pieterszoon Sweelinck e Gregorio Strozzi, bem como dos portugueses Francisco Correa de Araújo e Carlos Seixas.