ConstantinoNeryMúsicaNotícias

Rui Massena Ensemble

Casa cheia no Teatro Municipal de Matosinhos

13.04.19

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu na noite de ontem, 12 de abril, o concerto Ensemble de Rui Massena.

Reconhecido divulgador da música erudita e um músico de enorme sucesso popular, com álbuns que chegaram ao primeiro lugar dos tops, Rui Massena não faz distinções entre géneros musicais e foi isso que demonstrou neste concerto, no qual esteve presente o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.

No palco e acompanhado por uma orquestra de cordas formada por Pedro Carvalho, no violino, Rui Moreira, na viola d’arco, Raquel Ribeiro no violoncelo e Cláudia Rodet no contrabaixo, o pianista encantou com o seu álbum Ensemble revisitando alguns dos seus maiores sucessos, e proporcionando ainda uma viagem pelos temas do seu mais recente álbum "III".

Depois de 'Solo', em 2015, e 'Ensemble', em 2016, que conseguiram o feito raro, entre o universo da música instrumental, de chegar aos primeiros lugares dos tops de venda nacionais, 'III' chega com o selo da prestigiada editora alemã Deutsche Grammophon, juntando-se assim Rui Massena a um catálogo que inclui os artistas mais marcantes da música clássica do século XX, de Leonard Bernstein a Herbert von Karajam, passando por David Garrett, Wilhelm Kempf ou Maria João Pires.

Rui Massena nasceu no Porto. É licenciado em Direção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra. Estudou com Jean Marc – Burfin, Jean Sébestian Béreau, Pascal Rophé, Robert Delecroix. Em Itália com Gianluigi Gelmetti. Ocupou durante doze anos os cargos de Diretor Artístico e Maestro Titular na Orquestra Clássica da Madeira. Aceitou o desafio em 2005 de dirigir o Conservatório de Música da Madeira como Diretor Pedagógico até dezembro de 2012, já como Presidente, num trabalho amplamente integrado com a Orquestra Clássica na perspetiva de valorização da música na Região e integração de novos valores. Foi convidado para programar a área da Música na Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, trabalho que desenvolveu desde 2010 e onde fundou uma Orquestra – Fundação Orquestra Estúdio. Na temporada de 2011/2012 foi o maestro convidado principal, da Orquestra Sinfónica de Roma.
Estreou dezenas de obras Nacional e Internacionalmente, dirigiu mais de trinta Orquestras Nacionais e Internacionais de relevo e em salas de referência mundial. Foi o primeiro maestro Português a dirigir no Carnegie Hall em Nova Iorque. Nutre um especial interesse pela composição e pelo piano Jazz de improvisação.