Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
ConstantinoNeryMúsicaNotícias

Rui Massena Ensemble

Casa cheia no Teatro Municipal de Matosinhos

13.04.19

O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu na noite de ontem, 12 de abril, o concerto Ensemble de Rui Massena.

Reconhecido divulgador da música erudita e um músico de enorme sucesso popular, com álbuns que chegaram ao primeiro lugar dos tops, Rui Massena não faz distinções entre géneros musicais e foi isso que demonstrou neste concerto, no qual esteve presente o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.

No palco e acompanhado por uma orquestra de cordas formada por Pedro Carvalho, no violino, Rui Moreira, na viola d’arco, Raquel Ribeiro no violoncelo e Cláudia Rodet no contrabaixo, o pianista encantou com o seu álbum Ensemble revisitando alguns dos seus maiores sucessos, e proporcionando ainda uma viagem pelos temas do seu mais recente álbum "III".

Depois de 'Solo', em 2015, e 'Ensemble', em 2016, que conseguiram o feito raro, entre o universo da música instrumental, de chegar aos primeiros lugares dos tops de venda nacionais, 'III' chega com o selo da prestigiada editora alemã Deutsche Grammophon, juntando-se assim Rui Massena a um catálogo que inclui os artistas mais marcantes da música clássica do século XX, de Leonard Bernstein a Herbert von Karajam, passando por David Garrett, Wilhelm Kempf ou Maria João Pires.

Rui Massena nasceu no Porto. É licenciado em Direção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra. Estudou com Jean Marc – Burfin, Jean Sébestian Béreau, Pascal Rophé, Robert Delecroix. Em Itália com Gianluigi Gelmetti. Ocupou durante doze anos os cargos de Diretor Artístico e Maestro Titular na Orquestra Clássica da Madeira. Aceitou o desafio em 2005 de dirigir o Conservatório de Música da Madeira como Diretor Pedagógico até dezembro de 2012, já como Presidente, num trabalho amplamente integrado com a Orquestra Clássica na perspetiva de valorização da música na Região e integração de novos valores. Foi convidado para programar a área da Música na Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012, trabalho que desenvolveu desde 2010 e onde fundou uma Orquestra – Fundação Orquestra Estúdio. Na temporada de 2011/2012 foi o maestro convidado principal, da Orquestra Sinfónica de Roma.
Estreou dezenas de obras Nacional e Internacionalmente, dirigiu mais de trinta Orquestras Nacionais e Internacionais de relevo e em salas de referência mundial. Foi o primeiro maestro Português a dirigir no Carnegie Hall em Nova Iorque. Nutre um especial interesse pela composição e pelo piano Jazz de improvisação.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: