VelaDesportoNotícias

Campeonato da Europa de Vela

Frente Atlântica unida em mais um evento desportivo

11.04.19

Os melhores velejadores do mundo da classe olímpica Laser vão competir o título europeu da modalidade nas águas da Frente Atlântica (Porto, Matosinhos e Gaia).

O Campeonato Europeu de Vela Laser 2019, que decorrerá entre 18 e 25 de maio, foi hoje apresentado e volta a juntar os municípios do Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia num projeto desportivo.

Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, relembrou ter sido há quatro anos que a Frente Atlântica apresentou uma iniciativa conjunta na vela, o Campeonato Europeu de 49er – 2015.

A apresentação da iniciativa contou ainda com a presença, entre outros, da Administradora da Matosinhos Sport, Helena Vaz, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Diretor da prova, Diogo Barros, e do Presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luis Pedro Martins.

Serão cerca de 350 velejadores a participar naquela que é já uma das competições mais importantes do calendário internacional, que também servirá para a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Portugal vai competir nesta prova com 30 velejadores distribuídos pelas categorias Laser Standard (masculino e olímpico), Laser Radial (feminino e olímpico) e Laser Radial OPEN.

Gustavo Lima, antigo velejador olímpico português e campeão do Mundo da Classe Laser em 2003, também marcou presença neste lançamento do campeonato chamando a atenção para a "dificuldade que é velejar no Porto, fruto do vento forte que é normal no mês de maio", e que exige "um enorme esforço físico aos velejadores".

Entre os velejadores portugueses inscritos e que vão tentar a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2020, estará Carolina João, que salientou o "nível muito alto da prova" provocado pela "presença dos melhores velejadores do mundo".