FITEITeatroDDDDançaNotícias

Dança e teatro de mãos dadas

Matosinhos acolhe sete estreias no Festival DDD + FITEI

27.03.19

O Festival DDD- Dias da Dança está de volta em 2019 e com muitas novidades. Este evento, resultante de uma parceria entre os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, apresenta-se, na sua quarta edição, de mãos dadas com o FITEI- Festival Internacional de Teatro e Expressão Ibérica.

A apresentação do evento realizou-se esta manhã no Clube Fenianos Portuenses e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do Vereador da Cultura da autarquia de Matosinhos, Fernando Rocha, do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, da Vereadora da Cultura de Vila Nova de Gaia, Paula Carvalhal, da Vereadora da Cultura de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, da presidente da Dias da Dança- Associação de Artes Performativas, Rosário Gambôa, e do presidente do FITEI, Jorge Ribeiro.

A programação foi apresentada por Tiago Guedes, diretor artístico do DDD, e Gonçalo Amorim, diretor artístico do FITEI.

De 24 de abril a 12 de maio, o Festival DDD apresentará 42 espetáculos dentro e fora de portas, 21 atividades extra para todos os públicos e 6 workshops intensivos para profissionais.

Além dos espetáculos portugueses, são muitas as produções ou coproduções estrangeiras de países como Tailândia, China, Taiwan, Áustria, Bélgica, França, Brasil, Itália, Suécia, Espanha, Israel e Estados Unidos.

Destaque para os seis espetáculos que irão realizar-se em Matosinhos, (cinco dos quais em estreia absoluta) em locais como o Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, a Casa da Arquitectura e a Marginal de Matosinhos.

O primeiro a abrir a programação do evento em Matosinhos é o espetáculo “Lento e Largo” de Jonas&Lander. Seguem-se as estreias de “Acordo” de Alice Ripoll/ CIA. REC (Brasil), “Ballet de Causa Única” de Willi Dorner/ Companhia Instável (Áustria/ Portugal) “Treasured in the dark” de Thiago Granato (Alemanha/ Brasil), “Mediated Motion/ Land Project” de Daniel Pinheiro & Lisa Parra (Portugal/EUA) e “Árvores” de Clarice Lima.

A 42ª edição do FITEI é dedicada ao tema Brasil Descolonizado.

O FITEI decorre de 8 a 25 de maio em Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Felgueiras e Viana do Castelo, e apresentará obras nacionais, mas também do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina.

Entre os vários espetáculos, destaque para as estreias nacionais em Matosinhos de “Há mais futuro que passado” de Daniele Avila Small (Brasil), e de “Ella sobre Ella” de Marianella Morena (Uruguai).
Além da programação de cada festival, DDD e FITEI juntam-se de 8 a 12 de maio para a Semana +, dedicada à apresentação de artistas nacionais, tendo em vista a sua promoção e internacionalização, em 10 espetáculos de dança e 10 de teatro. Está prevista a participação de uma centena de programadores e diretores artísticos de todo o mundo.

Outra novidade que une os festivais DDD e FITEI é o foco no Brasil e no trabalho de artistas brasileiros- consagrados e jovens talentos, dando a conhecer a produção artística contemporânea brasileira, num retrato do Brasil dos nossos dias.

Este ano, o Festival DDD e o FITEI contam com os seguintes parceiros: Teatro Rivoli, Teatro Campo Alegre, Teatro Nacional São João, Coliseu Porto Ageas, Fundação de Serralves, Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery, Auditório Municipal de Gaia, Balleteatro, Armazém 22, Mala Voadora, Palácio do Bolhão, Casa da Arquitectura, Mira Artes Performativas, Teatro Helena Sá e Costa, ESAP, ESMAE, Palácio dos Correios, Convento Corpus Christi, Pérola Negra Clube, Clube Fenianos Portuenses, Maus Hábitos, Galeria Nuno Centeno, Guindalense FC, Livraria Flanêur, Confraria Vermelha, Teatro Municipal Sá de Miranda, Casa das Artes de Felgueiras.

Programação do Festival DDD em Matosinhos:

Casa da Arquitectura
“Mediated Motion/ Land Project” de Daniel Pinheiro & Lisa Parra (Portugal/EUA) M/6 - Gratuito

“Lento e Largo” de Jonas&Lander M/6 - 7,5€

Marginal de Matosinhos
“Árvores” de Clarice Lima M/6 - Gratuito

Casa da Arquitectura
“Acordo” de Alice Ripoli/CIA (Brasil) M/14 - Gratuito

Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery
“Ballet de Causa Única” de Willi Dorner/ Companhia Instável (Áustria/ Portugal) M/6 – 7,5€

“Treasured in the dark” de Thiago Granato (Alemanha/ Brasil) M/16 – 10€

Programação do FITEI em Matosinhos: