Imagem batismo de karting 1 2500 2500
EducaçãoAçãoSocialNotícias

Batismo de Karting

Piloto Álvaro Parente apadrinha batismo de karting de jovens da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos

19.03.19

O piloto Álvaro Parente, atualmente a competir no GT World Challenge America, vai amanhã apadrinhar o batismo de karting de doze jovens alunos da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. A iniciativa terá início pelas 15 horas no Kartódromo do Cabo do Mundo, em Perafita, resultando de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o kartódromo.

Os batismos de karting, integrados na política de responsabilidade social do Kartódromo Cabo do Mundo, têm proporcionado experiências de condução de veículos de competição a jovens do concelho provenientes de contexto socioeconomicamente vulneráveis, captando e potenciando o seu interesse pela modalidade, e permitindo-lhes vivenciar uma experiência nova, apelativa e capaz de promover a sua integração social. No âmbito deste programa, recorde-se, mais de uma dezena de grupos de crianças e jovens tiveram já, nos últimos quatro anos, o seu batismo de karting, em sessões que contaram com a participação de destacadas figuras do desporto nacional, como o ex-guarda-redes Helton ou o piloto Tiago Monteiro.

O padrinho será, desta vez, Álvaro Parente, que começou a sua carreira competitiva precisamente no karting e conduziu, depois, veículos de Fórmula 3, A1 GP e Fórmula 1. Atualmente corre com o novíssimo Bentley Continental GT3 e tem conquistado consecutivamente lugares no pódio no GT World Challenge America.

A Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos, que este ano comemora o seu décimo aniversário, constitui, recorde-se, uma resposta socioeducativa especializada e dirigida a jovens em situação de abandono escolar ou com baixas qualificações, percursos de vida desviantes, inexistência de suporte familiar e social, ausência de projetos profissionais e de vida e, por isso, em risco de exclusão social. O projeto promove a integração destes jovens em percursos de formação, emprego e cidadania, concedendo um papel central à formação vocacional e à construção de projetos de vida.