ConstantinoNeryTeatroNotícias

“2084: O Triunfo sobre os Porcos”

Teatro de regresso ao Nery

10.02.19

O teatro regressou ontem à noite a Matosinhos e ao Teatro Municipal com a peça “2084: O Triunfo sobre os Porcos”.

Com texto, encenação e espaço cénico de Jorge Castro Guedes, a peça esteve no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, levando o espetador a refletir sobre o caminho que o mundo está a tomar – rumo a um futuro dominado pela tecnologia, no qual será possível (talvez) encomendar bebés com orelhas de canguru (entre outras bizarrias).

“2084: O Triunfo sobre os Porcos”, interpretado por Rui Spranger, Sandra Salomé, Filomena Gigante e Daniela Jesus, é servido por uma estética ousada e “exquisita” (conforme definição do autor do texto e da encenação), na qual se misturam técnicas da biomecânica meyerholdiana, diálogos surrealizantes e carregados de neologismos, e palavras de caráter conotativo e dúplice, como só a língua portuguesa autoriza.

A peça transporta-nos para lá do ano de 2084, no qual a morte se tornou um tabu, graças à crença na eternidade proporcionada pelos avanços biónicos. Os poucos serviçais que restam serão em breve substituídos pelo último grito da inteligência artificial e apenas uns quantos “caídos” manterão acesa a chama dos valores éticos da humanidade, apesar da perseguição de que são alvo.

Refira-se que um pouco antes do espetáculo, houve ainda tempo para a inauguração de uma pequena mostra de desenhos originais e inéditos do Mestre Henrique Silva, que fazem parte das ilustrações do livro “2084: Reflexos e Reflexões sobre uma Distopia”, também apresentado, e originado pelo trabalho de criação da peça.

Hoje à tarde o Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery acolheu um debate sobre o livro e a peça, com a participação de Luísa Branco Vicente, Jorge Bateira, Jorge Cunha e Jorge Castro Guedes.