Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
CruzeirosTerminalCruzeirosNotícias

Mein Schiff 2

Escala inaugural do navio em Leixões trouxe 2800 passageiros a Matosinhos

07.02.19

Matosinhos recebeu na manhã de hoje, 7 de fevereiro, o navio Mein Schiff 2 em escala inaugural no Terminal de Cruzeiros e a primeira viagem desta embarcação, com cerca de 2800 passageiros.
É o mais recente e maior navio da companhia TUI Cruises, possuindo 14 decks e 1447 cabines. A entrada do Mein Schiff 2, com 315m, veio permitir ultrapassar o limite até agora operado de navios até 300m, habilitando o porto de Leixões a receber navios ainda maiores, alargando a frota de navios com possibilidade de escalar este porto, um desafio para futuras operações.
Os técnicos de Turismo da Câmara Municipal de Matosinhos estiveram presentes no momento da chegada dos passageiros, disponibilizando mapas e informação útil sobre a cidade, promovendo os seus principais produtos turísticos e convidando os recém-chegados a visitarem a Festa do Chocolate, um evento organizado pela autarquia, que conta com cerca de 25 expositores chocolateiros, workshops, showcooking e estátuas de chocolate, um verdadeiro deleite para os amantes de chocolate, com entrada gratuita.
Esta receção contou ainda com a presença dos alunos do Curso Profissional de Turismo da EPROMAT, escola localizada em Matosinhos, que ofereceram bonés aos passageiros. Estes tiveram também a oportunidade de assistir à atuação do Rancho Paroquial de Guifões.
Construído nos estaleiros Meyer Turku Shipyard, na Finlândia, em menos de 24 meses, o novo Mein Schiff 2 foi entregue à companhia TUI no dia 22 de janeiro em Kiel, na Alemanha.
A viagem inaugural do Mein Schiff 2 teve início a 3 de fevereiro, na Alemanha, seguindo-se a Corunha e, agora, Matosinhos, local de onde partirá, pelas 18h00, com destino a Lisboa, onde permanecerá até ao dia 10 de fevereiro.
Refira-se que Lisboa foi a cidade escolhida para batizar este navio. A cerimónia inaugural vai acontecer durante a primeira escala do navio em Lisboa, no dia 9 de fevereiro. O Mein Schiff 2 será batizado pela sua madrinha Carolin Niemczyk, a vocalista alemã do duo Glasperlenspiel, numa cerimónia a bordo com o navio posicionado junto à ponte 25 de abril. Após a cerimónia haverá fogo-de-artifício que poderá ser observado da frente ribeirinha, sensivelmente entre as 22h10 e as 22h30 do dia 9.
O navio partirá de Lisboa com destino a Las Palmas, passando ainda por Cadiz e Arrecife, numa viagem de 12 dias.
Recorde-se que, este ano, o Porto de Leixões prevê o melhor resultado de sempre na atividade de cruzeiros, estimando fechar o ano com 106 escalas registadas e cerca de 110 mil passageiros a visitar Matosinhos.
Estes números representam um aumento, face ao ano anterior, de 6% em navios e de 15% em passageiros, e representarão uma receita estimada de cerca de 8 milhões de euros na oferta turística da região.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: