NotíciasDesignExposiçãoCasadoDesign

Mais de 4 mil visitaram “Imprimere”

Exposição na Casa do Design de Matosinhos foi um sucesso

09.01.19

Mais de quatro mil pessoas passaram pela Casa do Design de Matosinhos para visitar a exposição “IMPRIMERE— Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional”
Inaugurada em maio de 2018, com curadoria de Rúben Dias, tipógrafo, designer de tipos e docente na ESAD, e de Sofia Meira, designer gráfica e responsável pela Oficina de Tipografia da ESAD, a mostra reuniu instrumentos, máquinas, tecnologias e artefactos que ilustram a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia à atualidade.
A exposição foi promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela ESAD—IDEA, Investigação em Design e Arte e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), no âmbito da comemoração do 250º aniversário da Imprensa Nacional.
O encerramento da exposição teve lugar no passado sábado. Na sessão foi apresentado o selo comemorativo do 250º aniversário da Imprensa Nacional, com design de Eduardo Aires, o mesmo autor da moeda comemorativa desta efeméride, lançada em julho de 2018.
Na sessão de encerramento marcaram presença o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, o administrador da INCM, Alcides Gama, o diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira, e o diretor científico da Casa do Design/ ESAD_IDEA, José Bártolo.
Ao longo dos últimos meses, alunos de escolas quer do Concelho, quer de outras regiões do país visitaram a exposição e contactaram com algumas das técnicas utilizadas como fabrico de papel, litografia, serigrafia, encadernação, xilogravura, gravura em chapa, desenho de tipos de letras, tipografia com caracteres móveis, entre outras.