Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
NotíciasDesignExposiçãoCasadoDesign

Mais de 4 mil visitaram “Imprimere”

Exposição na Casa do Design de Matosinhos foi um sucesso

09.01.19

Mais de quatro mil pessoas passaram pela Casa do Design de Matosinhos para visitar a exposição “IMPRIMERE— Arte e Processo nos 250 Anos da Imprensa Nacional”
Inaugurada em maio de 2018, com curadoria de Rúben Dias, tipógrafo, designer de tipos e docente na ESAD, e de Sofia Meira, designer gráfica e responsável pela Oficina de Tipografia da ESAD, a mostra reuniu instrumentos, máquinas, tecnologias e artefactos que ilustram a história da produção gráfica em Portugal, desde a Impressão Régia à atualidade.
A exposição foi promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, pela ESAD—IDEA, Investigação em Design e Arte e pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), no âmbito da comemoração do 250º aniversário da Imprensa Nacional.
O encerramento da exposição teve lugar no passado sábado. Na sessão foi apresentado o selo comemorativo do 250º aniversário da Imprensa Nacional, com design de Eduardo Aires, o mesmo autor da moeda comemorativa desta efeméride, lançada em julho de 2018.
Na sessão de encerramento marcaram presença o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, o administrador da INCM, Alcides Gama, o diretor de Filatelia dos CTT, Raul Moreira, e o diretor científico da Casa do Design/ ESAD_IDEA, José Bártolo.
Ao longo dos últimos meses, alunos de escolas quer do Concelho, quer de outras regiões do país visitaram a exposição e contactaram com algumas das técnicas utilizadas como fabrico de papel, litografia, serigrafia, encadernação, xilogravura, gravura em chapa, desenho de tipos de letras, tipografia com caracteres móveis, entre outras.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: