NotíciasCulturaOJMRealVinícola

Real Vinícola é a nova casa da OJM

Presidente da Câmara inaugurou hoje o novo espaço dando início a dois dias de festa com concertos e visitas guiadas

21.09.18

A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) já está na sua nova casa. A inauguração no edifício da Real Vinícola, na Avenida Menéres, em Matosinhos, decorreu hoje, pelas 18 horas, numa cerimónia presidida pela Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro.

Na sua intervenção, o diretor artístico da OJM, Pedro Guedes, destacou a excelência do novo espaço que refere ter “condições únicas, só comparáveis às melhores estruturas do género a nível internacional.” Acrescentou ainda que “devemos esta nova casa à Câmara Municipal de Matosinhos. O nosso sucesso é o sucesso da Câmara Municipal de Matosinhos que aqui criou um espaço de excelência para o jazz nacional”.
Pedro Guedes agradeceu ainda a “todos os presidentes de câmara e vereadores que trabalharam connosco”.
O diretor Regional da Cultura, António Ponte, marcou presença nesta inauguração congratulando a Autarquia de Matosinhos pela criação deste um espaço de excelência e pela garantia financeira ao projeto e desejando que a OJM continue o seu brilhante percurso internacional, orgulhando não só Matosinhos como toda a região norte.
Por sua vez, a Presidente da Câmara referiu que “este é um dia muito feliz para Matosinhos e para a Câmara Municipal”.
“Já há muito tempo que reconhecemos a vossa capacidade. Temos na OJM um exemplo inspirador, levando o nome de Matosinhos muito longe e nós retribuímos na medida do possível, destacou a Luísa Salgueiro.
“Nascida nesta mesma rua, como Heritage Big Band, cremos que o apoio posterior da Autarquia de Matosinhos foi decisivo para que a orquestra crescesse, vingasse e se afirmasse. Atuou já em alguns dos grandes clubes da cena jazz de Nova Iorque, em alguns dos principais palcos europeus e tem sido uma espécie de banda residente do Festival de Jazz de Barcelona, talvez o maior que se faz na Europa. O Pedro Guedes costuma dizer que nunca se sabe o que vai acontecer num concerto de jazz. Mas, se não é possível saber o que vai acontecer num concerto da OJM, é evidente que será, em qualquer caso, um grande concerto”, destacou a Presidente da Câmara na sua intervenção.
Depois do momento mais formal, seguiu-se um pequeno concerto da OJM. A primeira música que se ouviu Sargaço, inspirada pelas memórias de infância de pedro Guedes na praia de Leça.
Marcaram presença nesta inauguração a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-Presidente da autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, os vereadores Ângela Miranda, António Correia Pinto, José Pedro Rodrigues, e Narciso Miranda, o presidente da união das Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira, Pedro Sousa, o presidente da União de Freguesias de S. Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, entre muitos convidados.
Concretização de um sonho antigo, a OJM passa agora a trabalhar num espaço que reúne todas as condições que garantem o crescimento desta formação musical e a continuidade do trabalho de excelência que tem desenvolvido, nacional e internacionalmente, e que foi recentemente distinguido pelo Primeiro-Ministro com a Medalha de Mérito Cultural.
A cerimónia de inauguração aconteceu, assim, em clima de festa, com uma programação que culminará, com a atuação da OJM com Manel Cruz, amanhã pelas 22h00, no pátio exterior à nova sede da OJM na Real Vinícola, com entrada livre.
Durante o dia amanhã, sábado, será ainda possível conhecer o novo espaço da OJM através de visitas guiadas, entre as 15h00 e as 17h00.
Refira-se que as novas instalações da OJM têm cerca de 700 m2, e integram o CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico, estúdio de gravação, salas de ensaio e espaços de apoio que constituem um centro de trabalho e investigação inovador, onde se vão explorar, testar e implementar novas formas do uso da tecnologia na promoção da excelência musical e no desenvolvimento de novos paradigmas na educação musical. Promover o diálogo entre arte, ciência e tecnologia, designadamente através de projetos multidisciplinares que visem a investigação e desenvolvimento de soluções para a criação, fruição e disseminação de conteúdos criativos.
O espaço acolhe também os escritórios da Associação Orquestra Jazz de Matosinhos e as atividades do serviço educativo, complementando o trabalho já desenvolvido nas escolas do concelho e com a Orquestra de Família de Matosinhos.
Relembre-se que as instalações agora inauguradas, no quarteirão Real Vinícola – Av. Menéres 456, em Matosinhos Sul –, fazem parte dum edifício recuperado pelo arquiteto Guilherme Machado Vaz, por encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos, que adquiriu o quarteirão da Real Vinícola em 2000, procedendo posteriormente a obras de reabilitação.