Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
NotíciasExposiçãoFotografiaGaleriaMunicipalRealVinícola

“Real Vinícola – Uma Reconversão”

Exposição de Luís Ferreira Alves na Galeria Municipal de Matosinhos até 22 de setembro

27.05.18

O mais conhecido fotógrafo português de arquitetura acompanhou o processo de restauro do mais antigo edifício industrial de Matosinhos.

As imagens podem agora ser vistas numa exposição e num catálogo que inclui textos de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, intitulada “Real Vinícola – Uma Reconversão”.

A exposição inaugurou ontem, 26 de maio, pelas 17h00, com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, do fotógrafo Luís Ferreira Alves e do arquiteto autor do projeto de reconversão, Guilherme Machado Vaz.

A mostra fotográfica, com entrada livre, estará patente na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 22 de setembro e apresenta fotografias do fotógrafo Luís Ferreira Alves relacionadas com os diversos momentos de desenvolvimento do edifício da Real Vinícola.

A exposição “Real Vinícola – Uma Reconversão” dá testemunho do processo que permitiu transformar a ruína do mais antigo edifício industrial de Matosinhos-Sul num equipamento cultural de referência, sede da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura e da Orquestra Jazz de Matosinhos, recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Requalificação Urbana.

Assim, sob a objetiva de Luís Ferreira Alves, foi captado todo o processo de requalificação do antigo quarteirão da Avenida Menéres. Fixou a ruína que existia em 2014, fotografou os trabalhos de construção civil e regressou no final da obra para captar a luz dos espaços projetados pelo arquiteto municipal.

O resultado deste trabalho, encomendado pela Câmara Municipal de Matosinhos, é uma exposição de trinta e duas fotografias, com curadoria de Guilherme Machado Vaz, e um catálogo bilingue que inclui textos do historiador Joel Cleto e dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.

Luís Ferreira Alves tem fotografado a obra dos maiores arquitetos portugueses, publicando regularmente em revistas internacionais. Nasceu em Valadares, Vila Nova de gaia, em 1938. No início da década de 1980 passou a dedicar-se à fotografia de arquitetura, atividade que lhe valeu, em 2013, o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos.

“Real Vinícola – Uma Reconversão”
Galeria Municipal de Matosinhos
De 26 de maio a 22 se setembro
Horário da Galeria: 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados e feriados, das 15h00 às 18h00.
Entrada Livre

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: