NotíciasExposiçãoFotografiaGaleriaMunicipalRealVinícola

“Real Vinícola – Uma Reconversão”

Exposição de Luís Ferreira Alves na Galeria Municipal de Matosinhos até 22 de setembro

27.05.18

O mais conhecido fotógrafo português de arquitetura acompanhou o processo de restauro do mais antigo edifício industrial de Matosinhos.

As imagens podem agora ser vistas numa exposição e num catálogo que inclui textos de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, intitulada “Real Vinícola – Uma Reconversão”.

A exposição inaugurou ontem, 26 de maio, pelas 17h00, com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, do fotógrafo Luís Ferreira Alves e do arquiteto autor do projeto de reconversão, Guilherme Machado Vaz.

A mostra fotográfica, com entrada livre, estará patente na Galeria Municipal de Matosinhos até ao dia 22 de setembro e apresenta fotografias do fotógrafo Luís Ferreira Alves relacionadas com os diversos momentos de desenvolvimento do edifício da Real Vinícola.

A exposição “Real Vinícola – Uma Reconversão” dá testemunho do processo que permitiu transformar a ruína do mais antigo edifício industrial de Matosinhos-Sul num equipamento cultural de referência, sede da Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura e da Orquestra Jazz de Matosinhos, recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Requalificação Urbana.

Assim, sob a objetiva de Luís Ferreira Alves, foi captado todo o processo de requalificação do antigo quarteirão da Avenida Menéres. Fixou a ruína que existia em 2014, fotografou os trabalhos de construção civil e regressou no final da obra para captar a luz dos espaços projetados pelo arquiteto municipal.

O resultado deste trabalho, encomendado pela Câmara Municipal de Matosinhos, é uma exposição de trinta e duas fotografias, com curadoria de Guilherme Machado Vaz, e um catálogo bilingue que inclui textos do historiador Joel Cleto e dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.

Luís Ferreira Alves tem fotografado a obra dos maiores arquitetos portugueses, publicando regularmente em revistas internacionais. Nasceu em Valadares, Vila Nova de gaia, em 1938. No início da década de 1980 passou a dedicar-se à fotografia de arquitetura, atividade que lhe valeu, em 2013, o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos.

“Real Vinícola – Uma Reconversão”
Galeria Municipal de Matosinhos
De 26 de maio a 22 se setembro
Horário da Galeria: 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados e feriados, das 15h00 às 18h00.
Entrada Livre