Imagem visita ciap cruz de pau 1 2500 2500

Matosinhos Inclusivo

Presidente Luísa Salgueiro visita Centro Incentivar a Partilha

11.01.18

As antigas instalações da EB 1 da Cruz de Pau acolhem, desde 5 de novembro de 2016, o Centro Incentivar a Partilha (CIaP).

Trata-se de um projeto inovador de combate à exclusão social, que resulta da colaboração entre a Câmara Municipal de Matosinhos, o Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa e a Associação Incentivar a Partilha.

O CIaP tem como principal objetivo a promoção da empregabilidade de grupos sociais vulneráveis, recorrendo à criação de sinergias. Atualmente, acolhe as seguintes instituições: A3S; Associação Leque / Projeto EKUI; Oficinas do CIaP; Petit Papão; Associação Incentivar Partilha; PDA - Associação de Pais do Autismo; Associação Nacional de Direito ao Crédito; ArkiPlay; Bébéu; Casa do Sol; Associação Unificar; Projecto JMalas; Associação Cuidadores; Associação Ipsum Home; Associação Mais Brasil; Welcome Home; Projecto de Terapia do Sono Materno Infantil; Projecto de Desenvolvimento Infantil e Parental; Projecto do Laboratório do Erro; Projecto das Rotas Solidárias.

Ontem, a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, visitou as instalações do ClaP, acompanhada pelos administradores da Matosinhos Habit, Tiago Maia e Fernanda Rodrigues.

Entre os vários serviços sociais prestados à população estão o aconselhamento de famílias endividadas, o aconselhamento psicológico e jurídico a pessoas com problemas de integração social, a criação artística ao serviço do combate à exclusão social, o apoio a crianças e jovens com problemas de absentismo e abandono escolar, o apoio a imigrantes, o apoio a pessoas com problemas de saúde mental e aos seus cuidadores, o apoio a pessoas sem abrigo ou o apoio a reclusos e suas famílias.

O CIaP tem ainda uma vertente de promoção de trabalho voluntário.