Comemorações dos 42 anos da Revolução

Inauguração da Broadway, concerto de Janita Salomé e a atribuição de nove medalhas de Mérito douradas são alguns dos destaques deste ano.

21.04.16

A Câmara Municipal de Matosinhos assinala, como habitualmente, a passagem de mais um aniversário da Revolução do 25 de Abril com um programa especial.

Os 42 anos da Revolução serão assinalados já a partir desta sexta-feira com um concerto no Teatro Municipal de Matosinhos- Constantino Nery. Jaime Mota, Margarida Reis e Job Tomé interpretarão, a partir das 21h30, trovas e textos poéticos populares, e obras de Fernando Lopes-Graça e Nuno Corte-Real.

No sábado de amanhã abre ao público a “Broadway”, a nova via de ligação da Marginal de Matosinhos à Circunvalação.

No domingo, a partir das 10h30, haverá uma edição especial do “Põe-te a mexer”, na Marginal de Matosinhos. No átrio do Edifício dos Paços do Concelho estará patente a exposição “Liberdade com humor, sempre!”, produzida pelo Museu Nacional da Imprensa e que estará patente até 1 de maio.

À noite, pelas 22h30, o Salão Nobre dos Paços do Concelho será palco de um concerto de Janita Salomé, cantor alentejano que atuou com Zeca Afonso e Vitorino. No Parque Basílio Teles, pela meia-noite, haverá a habitual sessão de fogo-de-artifício.

No feriado do 25 de Abril, as comemorações iniciam-se com o tradicional hastear das bandeiras, pelas 10h30, seguindo-se a cerimónia de entrega de medalhas no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A Câmara Municipal atribuirá nove Medalhas de Mérito Dourada. Os galardoados este ano serão: Matos Fernandes, ministro do Ambiente, Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, Dias da Fonseca, ex-presidente da Assembleia Municipal e ex-Vereador da Autarquia, Ricardo Fonseca, ex-presidente da APDL e da Metro do Porto, Guilherme Vilaverde, ex-presidente da Assembleia Municipal, e Pimenta Machado, Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Norte, Nogueira da Silva, ex-Vereador (a título póstumo), Valdemar Madureira e o Padre Américo Aguiar.

Os homenageados serão ainda distinguidos com o título de Cidadão Honorário.

O programa alusivo ao 25 de Abril encerra com um espetáculo no Parque Basílio Teles. A animação, a partir das 16h00, estará a cargo de Nuno Albatroz e Pontofixo.