Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Reunião da E2C Europe em Matosinhos

11.03.16

A E2C Europe (Rede Europeia de Cidades, Instituições e Escolas de Segunda Oportunidade), presidida por Guilherme Pinto, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, esteve hoje reunida no Edifício dos Paços do Concelho. Entre os vários pontos da ordem de trabalhos, houve lugar à discussão de documentos estruturantes sobre a estratégia da rede europeia para 2016-2018, falou-se do próximo Youth Event, tendo ainda ficado definido que a próxima reunião decorrerá em Budapeste. A Rede da E2C- Europe subscreveu o documento que será apresentado na conferência do dia 16 de março que decorrerá na sala de sessões pública dos Paços do concelho: Apresentação Pública do Documento Proposta "Por uma estratégia Nacional RAP (redução do abandono precoce de educação formação).

Além de Guilherme Pinto, a reunião contou com a participação do Vereador da Educação da Câmara de Matosinhos, António Correia Pinto, e de Luís Mesquita, Diretor da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos.

Milhares de jovens, entre os 18 e os 24 anos, saem da escola sem completar o ensino secundário, tornando-se as maiores vítimas do desemprego.

Portugal assumiu o compromisso internacional de reduzir o abandono escolar precoce para 10% até 2020.

Matosinhos tem vindo a participar muito ativamente na procura de soluções para o abandono escolar precoce, liderando atualmente Rede Europeia de Escolas de Segunda Oportunidade.

A experiência da Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos tem demonstrado a possibilidade de organizar respostas formativas eficazes para os jovens em risco de abandono escolar massivo e desqualificado, constituindo hoje um modelo com elevado potencial de replicabilidade.

A necessidade de reforçar combate ao abandono escolar levou ainda a Câmara Municipal de Matosinhos a apostar na requalificação do parque escolar e na promoção de programas como “A Ler Vamos” e “MATIGA”, entre outros projetos.

Artigos relacionados: