Banner piratas 1 2500 2500

Os Piratas regressam a Leça da Palmeira

De 26 a 28 de junho, não perca esta viagem no tempo junto ao Forte de Nossa Senhora das Neves.

17.06.15

De 26 a 28 de junho, a zona envolvente ao Forte Nossa Senhora das Neves vai regressar mais uma vez ao passado, mais concretamente ao século XIV. Naus, galeões, patachos e caravelas, que asseguravam o comércio marítimo, resistem aos ataques de normandos, mouros, franceses, ingleses e holandeses. A coroa portuguesa contrata corsários para fazer face às pilhagens e assaltos das embarcações inimigas.

Para combater os ataques dos piratas, foram tomadas medidas de prevenção como a vigilância das praias de dia e de noite e a construção de fortificações. Exemplo disso é o Forte de Nossa Senhora das Neves, também conhecido como Castelo de Leça, onde irá decorrer, mais uma recriação histórica dos “Piratas”.

Com este evento, além de divulgar o património histórico e cultural de Matosinhos, a Câmara Municipal de Matosinhos pretende atrair o turismo e incentivar a economia local, uma vez que, tal como aconteceu nas edições anteriores, são esperados milhares de visitantes.

“Reconstituir o ambiente que se vivia no tempo em que os piratas se passeavam por Matosinhos, celebrando as suas vitórias, é uma forma de recordar também esta página da nossa História comum.”, refere o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, a poucos dias do início de mais uma recriação histórica.

Para o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a “recriação histórica “Os Piratas”, que a Câmara de Matosinhos volta a organizar junto ao Forte de Nossa Senhora das Neves, em Leça da Palmeira, é uma forma de recordar a História tornando-a viva e vibrante. Nem que seja por algumas horas, podemos todos voltar a ser corsários à moda antiga.”

Duelos de sabre e florete, caça ao tesouro, treino de armas, tabernas, saltimbancos, espetáculos de malabares, circo de comediantes, baile de gala, zaragata entre piratas, visitas guiadas ao Forte Nossa Senhora das Neves, julgamento de piratas desordeiros ou a chegada de El- rei D. João V são alguns dos momentos a não perder nesta terceira edição dos “Piratas” em Leça da Palmeira. Consulte o programa! Embarque nesta aventura e traga toda a família!

PROGRAMA 2015