Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Terminal de Cruzeiros inaugurado em março

Investimento no valor de 50 milhões de euros está já em fase de conclusão.

27.01.15

É mais uma boa notícia para Matosinhos. Depois de 2014 ter sido o melhor ano para o Porto de Leixões no que respeita ao número de navios-cruzeiros que atracaram em Matosinhos, a APDL- Administração dos Portos do Douro e Leixões anunciou ontem que o novo Terminal de Cruzeiros será inaugurado já no próximo mês de março.

A obra, cujo investimento público ultrapassa os 50 milhões de euros, encontra-se, segundo o presidente do Conselho de Administração, Eng. Brogueira Dias, em fase de conclusão. “O terminal de cruzeiros está pronto. A parte de estrutura e a parte da execução. Estamos na fase final, de acabamentos, mesmo a terminar, e estamos a equipar o terminal com mobiliário, com algumas ferramentas e equipamentos indispensáveis. O que estamos a contar é que, a partir de março, estejam totalmente reunidas todas as condições para se poder finalmente fazer a inauguração e arrancar com o funcionamento do terminal”, adiantou à imprensa o Eng. Brogueira Dias.

O Terminal de Cruzeiros, além do cais com 340 m de comprimento e 18 m de largura (já em funcionamento), contempla ainda um novo Porto de Recreio náutico para 170 embarcações, um Cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que permitam proporcionar itinerários turísticos no rio Douro, entre outras valências.

O porto de Leixões recebeu, em 2014, 78 cruzeiros, mais 11 do que no ano anterior e o melhor número de sempre, num total de 64.440 passageiros e uma subida de 39%.

De acordo com o comunicado da APDL, “o crescimento mais significativo fez-se sentir nos navios de maior porte na medida em que 15 dos navios tinham um comprimento superior a 250 metros, contra os apenas oito em 2013”. Nas palavras da APDL, “desde a abertura do novo cais em Matosinhos, Leixões entrou definitivamente na rota dos mais prestigiados navios de cruzeiro, indo ao encontro da sua linha estratégica de afirmação no mercado de cruzeiros”.

Para este ano, com abertura do edifício do Terminal de Cruzeiros, estão previstas cerca de 90 escalas de navios de cruzeiros e 125.000 visitas entre 83.000 passageiros e 42.000 tripulantes.

Artigos relacionados: