Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos

Revista do Senhor de Matosinhos

29.05.14

A Câmara Municipal de Matosinhos apresenta-lhe a Revista do Senhor de Matosinhos. Uma publicação que lhe dá a conhecer aquele que é, sem dúvida, um dos momentos altos entre as romarias do norte do país, tendo adquirido novas dinâmicas com o crescimento da cidade e com as notáveis acessibilidades com que Matosinhos foi dotado nos últimos anos.

A Autarquia faz questão de manter um equilíbrio salutar entre a tradição e a inovação. E as festas do Senhor de Matosinhos não param de nos surpreender, constituindo um acontecimento carregado de simbolismo, que manifesta, sobretudo, a fé inabalável de uma população cuja identidade perdura na convicção dos seus ideais, ainda que permanentemente atenta à mudança.

Não poderia deixar de falar na Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, cujos altares são artisticamente decorados com lindíssimas flores. Da grandiosa procissão, da mais antiga imagem de um Cristo crucificado em Portugal, entretanto, recuperada com arte e engenho, ou das bandas de música que animam as ruas e dos tradicionais coretos.

Entre o fogo de bonecos e o fogo de artifício, há matraquilhos, carrosséis e carrinhos de choque, farturas, sardinhas assadas e caldo verde ou a louça tradicional nas barraquinhas da Feira. Há ainda artesanato para todos os gostos e provenientes de vários pontos do país. A FAMA (Feira de Artesanato de Matosinhos) é já uma presença obrigatória nestas festividades.

E o Verão começa aqui! Repleto de animação e de grandes eventos. A recriação da Lenda do Cayo Carpo que, este ano, se desloca para a zona do Senhor do Padrão e da Rua Heróis de França, os Piratas que levam outros tempos e outras memórias ao Forte Nossa Senhora das Leves em Leça da Palmeira, os Hospitalários nos Caminhos de Santiago que circundam com uma aura medieval o Mosteiro de Leça do Balio ou ainda o Festival de Teatro de Rua que, em Setembro, vai invadir as ruas de Matosinhos são alguns exemplos do que será o nosso Verão!

A magnífica orla costeira que temos, entre praias de areia fina, recantos rochosos dunas e passadiços, os espaços verdes, a arquitetura de Siza Vieira e de Souto Moura, os museus, a beleza da nossa paisagem ora bucólica, ora citadina, a excelência de uma gastronomia chancelada pela marca Mar à Mesa são mais alguns motivos para que escolha Matosinhos neste Verão!

Matosinhos tem vida!

Matosinhos convida ao lazer, à cultura, à movida e à gastronomia!

Consulte aqui a Revista do Senhor de Matosinhos

Artigos relacionados: