Matosinhos celebra Mandela Day

Esperados sete mil participantes na maior aula de judo do mundo.

18.07.13

A Câmara Municipal de Matosinhos associa-se hoje, dia 18 de julho, às comemorações do 95º aniversário de Nelson Mandela. O edifício dos Paços do Concelho enverga hoje as letras do nome do líder histórico sul-africano com as sete cores do arco-íris.

“Nelson Mandela é um nome universal. É a personalidade mais consensual do planeta. É um político exemplar. Colocou o despojamento, o bom senso, a alegria e a criatividade em todos os aspetos da sua vida. Hoje temos o Nelson Mandela não como um homem, mas como o símbolo maior da vida do nosso planeta”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, na apresentação do evento “A maior aula de judo do mundo”.

A iniciativa da Escola de Judo Nuno Delgado, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, pretende celebrar o aniversário de Nelson Mandela e os seus valores - “superação, autoconhecimento e solidariedade”- partilhados pela modalidade.

Integrado no movimento “Achieve, Collect & Give Back” da Fundação Nelson Mandela, este evento terá lugar no dia 20 de julho, a partir das 17h00, em Matosinhos.

O areal da Praia de Matosinhos será ‘alcatifado’ com as sete cores do arco-íris e a participação prevista de 7 mil pessoas de todas as idades. Este arco – íris humano terá cerca de 100 metros de frente por 42 de profundidade, entre a marginal e o passadiço.

“Façam parte desta moldura humana de sete mil campeões para a vida neste dojo de areia e de alegria. Este evento é gratuito. Qualquer pessoa pode participar. Temos uma coreografia nova inspirada nas técnicas ancestrais do judo, adaptada às famílias. Vamos representar o nosso país em todo o mundo”, disse o judoca Nuno Delgado.

Presente na apresentação da maior aula de judo esteve também a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício.

A Embaixadora da África do Sul em Portugal, Keitumetse Matthews, é uma das presenças já confirmadas neste evento. A maior aula de judo do mundo terá ainda muitas outras surpresas.

Programa:
- 17h00- Distribuição dos kimonos, cintos e dos bonés das 7 cores do arco-íris (ou das 7 letras de Mandela)
- 17h00/ 18h00- Demonstrações de judo, nas suas diferentes formas, no palco central: judo olímpico, judo show, judo de defesa pessoal, judo kata com “Judo Total” e judo infantil
- 18H00/ 19H00- Coreografia da Maior Aula de Judo (67 minutos)
- 19H07/ 20H00- Encerramento oficial- “O Momento Mandela”

A maior aula de judo do mundo 2013 conta com a colaboração das Forças Armadas, PSP, Polícia Municipal, Bombeiros e Proteção Civil, INEM, Administração do Porto de Leixões e a Capitania do Porto de Leixões / Comando Local da Polícia Marítima, Câmara Municipal de Matosinhos, Matosinhos Sport, Escola de Judo Nuno Delgado, Instituto Português do Desporto e Juventude, e Secretaria de Estado do Desporto e Juventude.