O Convento de Bouças, o naufrágio do Veronese, o Rio Leça, o Senhor de Matosinhos, Jesus, Maria Madalena e os seus descendentes, foram alguns dos temas abordados por cerca 20 escritores de Matosinhos, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dia 1 de junho.
O II Encontro de Escritores, evento integrado nas festas do Senhor de Matosinhos, contou com a participação, entre outros, de ilustres matosinhenses e autores de obras publicadas sobre o Concelho, como Júlio Pinto da Costa, A. Cunha e Silva, Belmiro Esteves Galego, António Gomes, Albano Chaves, António Mendes, Conceição Pires, José Manuel Varela, Miguel Rocha dos Santos, Pedro Azevedo, Isabel Lago, António Menéres, Arq. Fernando Rocha dos Santos, Elvira Castanheira, Gilberto Russa, Joel Cleto, Ricardo Lemos, Sérgio Lorré e Joaquim Queirós (orador e coordenador do evento).
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, presidiu à sessão de abertura, enaltecendo o contributo dos oradores convidados no desenvolvimento de Matosinhos ao longo dos anos.
No final dos trabalhos foi sugerido ao Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a realização anual de Jogos Florais, envolvendo alunos dos ensinos secundário e superior, nas modalidades de prosa, verso, desenho, fotografia e vídeo.
Foi também proposta a criação de um Boletim Trimestral, a editar pelo Pelouro da Cultura, com trabalhos de matosinhenses naturais, residentes no concelho ou que se encontrem no estrangeiro.