Nova aplicação permite resolver problemas ainda no terreno.
Candeeiros partidos, lâmpadas fundidas, papeleiras vandalizadas, semáforos avariados, buracos nas ruas, ocupação ilegal da via pública, publicidade não autorizada, construções ilegais, são alguns dos problemas que a Câmara Municipal de Matosinhos quer resolver antes de eventuais denúncias por parte dos munícipes.
O Presidente da Autarquia, Guilherme Pinto, apresentou dia 13 de Julho, pelas 11 horas, na Loja do empreendedor, no Ediífcio da Antiga Câmara (na Rua Brito Capelo), a Plataforma Móvel Qualidade 100% e Fiscalização, uma aplicação desenvolvida para IPad e IPhone que permite, em tempo real e no terreno, a recolha de informação, fiscalização, manutenção e gestão do espaço público.
Trata-se de uma ferramenta inovadora única no contexto nacional autárquico, cujo principal objetivo é aumentar a eficácia e a capacidade de resposta dos Serviços às situações reportadas pelos próprios técnicos no terreno.
“Com esta aplicação, não precisamos de estar à espera que o munícipe se queixe ou apresente uma denúncia. Vamos ter uma equipa no terreno que regularmente vai vistoriar todos os espaços públicos, incluindo os mais problemáticos, no mínimo, seis vezes por ano e preencher uma espécie de ‘check list’ para que nenhum aspeto fique de fora da vistoria. São as novas tecnologias ao serviço da manutenção da cidade para acelerar procedimentos”, explicou o Dr. Guilherme Pinto durante esta apresentação.
A explicação mais pormenorizada desta nova plataforma ficou a cargo do Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira. “Esta plataforma só é possível porque a Câmara Municipal tem vindo a apostar em força nas novas tecnologias, na informação e na disponibilização da informação, ou seja, o projeto SIMPLIFICAR-ME, que agora permite ter esta plataforma, uma ferramenta inovadora no contexto nacional”, explicou o vice-presidente.
Uma equipa, constituída por elementos da Polícia Municipal e do Departamento Qualidade 100%, com recurso às novas tecnologias, pode, a partir de agora, consultar no terreno informação sobre determinada área, registar em vídeo ou fotografia a ocorrência, georreferenciar o local da ocorrência e enviar para os serviços centrais específicos para que a situação seja resolvida imediatamente.