KasteloSaúdeNotícias

Kastelo de parabéns

Ministra da Saúde em Matosinhos nas comemorações do 3.º aniversário da instituição

25.06.19

O Kastelo - a primeira Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos Pediátricos da Península Ibérica, celebrou ontem, dia 24 de junho, o seu terceiro aniversário.
A Ministra da Saúde, Marta Temido, associou-se à celebração do aniversário da instituição, assim como a Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, a Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da autarquia, Eduardo Pinheiro, os Vereadores do executivo camarário, Ângela Miranda e António Correia Pinto, o Administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, o Presidente da União das Freguesias de São Mamede de Infesta e Senhora da Hora, Leonardo Fernandes, o Presidente da Assembleia Municipal do Porto, Miguel Pereira Leite, e o Vereador da Câmara do Porto, Manuel Pizarro.
A cerimónia começou ao início da tarde com o hino do Kastelo, seguindo-se a celebração eucarística, presidida por D. Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa, e pelo pároco, Ricardo Dias da Silva.
Em dia de festa, foram ouvidos os discursos da Ministra da Saúde, da Presidente da Câmara de Matosinhos e da Presidente da Associação Nomeiodonada.
Marta Temido referiu que leva do Kastelo uma "grande lição", considerando que deveria haver mais Kastelos em Portugal porque é uma iniciativa com "muito potencial e necessária". A ministra assumiu ainda o compromisso de alargar o número de camas daquela que é a primeira unidade de cuidados continuados e paliativos para crianças na Península Ibérica - Kastelo, em Matosinhos.
Luísa Salgueiro aproveitou o momento e, no seu discurso, pediu ao Governo para replicar este Kastelo noutros pontos do país, dada a sua importância para as crianças com doenças paliativas e famílias.
Teresa Fraga, Presidente do Kastelo, mostrou-se feliz, acreditando que a abertura de mais camas será uma realidade.
Refira-se que, desde a sua abertura, a unidade de internamento acolheu 77 crianças e a de ambulatório 64. Portadores de doenças paliativas, ou seja, doenças que não têm cura, estas crianças podem viver muito tempo e chegar à idade adulta embora com limitações graves, explicou Teresa Fraga.
A iniciativa contou ainda com o lançamento do livro de histórias para crianças “Kastelaxia” por Carlos Monteiro, padrinho do Kastelo, cujas verbas revertem a favor da unidade.
Recorde-se que o Kastelo é destinado a crianças dos zero aos dezoito anos com patologia crónica não abrangidas pelo Serviço Nacional de Saúde.
O projeto é gerido pela Associação Nomeiodonada, instituição particular de solidariedade social, que tem como objetivo a prestação de serviços no âmbito da ação social e saúde às crianças com vivências em cuidados intensivos neonatais e pediátricos e suas famílias, promovendo um equilíbrio psicossocial e familiar.
As instalações, situadas em S. Mamede de Infesta, foram cedidas pelo Centro Hospitalar do Porto. Tratava-se de uma antiga casa, doada pela benemérita portuense Marta Ortigão Sampaio, com o objetivo de ser utilizada exclusivamente por crianças doentes ou carenciadas.
Foram necessárias obras profundas de adaptação da casa às necessidades das crianças integradas nos cuidados continuados e paliativos. Foi ainda construído um pavilhão de internamento.
A obra, no valor de 1.377.505,49€, contou com um apoio de 300 mil euros da parte da Câmara Municipal de Matosinhos. Outros 30.000,00€ dados pela Autarquia foram aplicados na construção do parque infantil adaptado.