Mais de 450 alunos têm dificuldades visuais e 30 não conseguem distinguir as cores.
Preocupada com as dificuldades que as pessoas daltónicas sentem no dia-a-dia na escolha de vestuário, sinalização rodoviária, leitura de rótulos de produtos e medicamentos, a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu avançar com a realização de um diagnóstico global da população escolar com a colaboração da ColorADD.
Existem no mundo cerca de 350 milhões de pessoas daltónicas. 10% da população mundial masculina é daltónica.
Para responder às necessidades destas pessoas, o designer Miguel Neiva criou um Sistema de Identificação de Cores para Daltónicos, designado por Código ColorADD, que através da associação de um sistema de símbolos e associações que identificam as cores, procura garantir a integração do público daltónico em todas as situações em que a cor for um fator determinante na identificação, comunicação, orientação ou escolha.
Este código e a sua implementação nos mais diversos domínios permitem que a pessoa daltónica tenha independência aquisitiva, melhor integração social, aumentando assim o seu sentimento de autoconfiança e bem-estar.
Ao longo do ano letivo 2014/2015, 1346 alunos do 4º ano dos agrupamentos de Escolas Irmãos Passos, Dr. José Domingues dos Santos, Eng. Fernando Pinto de Oliveira, Padrão da Légua, Matosinhos, Óscar Lopes, Perafita, Abel Salazar e Senhora da Hora foram alvo de um conjunto de rastreios ao daltonismo e à visão, num projeto integrado no Plano Municipal de Saúde com o apoio da Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULSM), Lions Clube da Senhora da Hora, Opticalia de Matosinhos e Lions clube de Leça da Palmeira. Os rastreios, acompanhados de perto pelo Vereador da Educação e pela Vereadora da Ação Social, detetaram problemas de visão em 463 alunos e 30 casos de daltonismo.
As crianças com dificuldades visuais foram encaminhadas para consultas da especialidade, através da parceria com a ULSM.
No caso do daltonismo, as crianças identificadas vão ter um maior apoio por parte das escolas com a implementação do Código ColorADD nas várias atividades em contexto escolar.