Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
NotíciasVoluntariadoHomenagem

Homenagem aos voluntários

Mais cinco instituições aderem ao Banco Local de Voluntariado

06.12.18

A Câmara Municipal de Matosinhos voltou a associar-se às celebrações do Dia Internacional do Voluntariado, data instituída pela Organização das Nações Unidas em 1985, com uma homenagem a colaboradores do VEM - Banco Local de Voluntariado.

A cerimónia decorreu ontem, pelas 18.30 horas, no edifício da Real Vinícola, na Casa da Arquitectura, e contou com a participação da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

Com 12 anos de atividade no terreno, 266 voluntários ativos e quase 60 parceiros envolvidos, o VEM tem por missão fomentar práticas de voluntariado no Concelho de Matosinhos, com vista à sensibilização e mobilização de pessoas, recorrendo nomeadamente a parcerias com instituições locais.

26 voluntários foram ontem homenageados pelos serviços prestados à comunidade nas diversas instituições do concelho: Ana de Jesus da Silva Martins (CIVAS - Centro de Infância, Velhice e Ação Social); Anabela Coutinho Ferreira Marques (Associação MAIS ATL e CJ Biquinha); António José de Azevedo Soares (Associação MAIS ATL e CJ Biquinha); Belmira Fernanda Dias Soares (ADEIMA - Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos); Fernanda Maria Ferreira Madaleno (MIDAS - Movimento Internacional em Defesa dos Animais); Fernando Manuel Castro Oliveira (Casa da Juventude de Matosinhos); Isabel Corte Real (ADEIMA - Associação para o Desenvolvimento Integrado); Isabel Silva Rodrigues Moura (Associação Batista Ágape); Ivone da Assunção Soares(Lar de Santana, Associação de Pescadores Aposentados de Matosinhos e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Matosinhos); José Carlos Souto Paulo (Associação de Familiares Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos); José Fernando Leite Falcão Carneiro (Agrupamento de Escolas de Matosinhos); José Majuadas Nogueira (CATI - Centro de Apoio Da Terceira Idade); Cidália Sousa Avelar (Centro de Dia Santa Casa da Misericórdia e Lar Santana); Maria Alice Manso Dias (Associação de Apoio a Pessoas com Cancro); Maria Armanda Pinto Teixeira (União de Freguesias Custoias, Leça do Balio e Guifões); Maria Celeste Araújo Trigó (SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla); Maria de Lurdes Cerejo Batista (Lar de Santana); Maria Isabel Costa Neto (Semente - Centro de Acolhimento e Ação Social); Maria José Rodrigues Sousa Rocha (Agrupamento de Escolas de Abel Salazar); Maria Madalena Alves Sousa (Casa da Juventude de Santa Cruz do Bispo); Manuela Magalhães (Estabelecimento Prisional Santa Cruz Do Bispo Feminino); Olimpia Oliveira Gonçalves Ferreira (ATI - Amigos da Terceira Idade); Paula Cristina Silva Pinho (Kastelo - Associação Nomeiodonada); Pedro Armando Santos (Estabelecimento Prisional do Porto); Priscilla Minner (Biblioteca Municipal Florbela Espanca); e Rui Branco Costa (MIDAS - Movimento Internacional em Defesa dos Animais).

A Presidente da Câmara Municipal assinou também o protocolo de adesão ao VEM de mais cinco instituições: Associação Passo Positivo, Liga dos Amigos do Hospital Pedro Hispano, Comunidade Terapêutica Ponte da Pedra, Associação dos Rotários de Matosinhos para o Ensino Sénior e Agrupamento de Escolas Óscar Lopes (Escola Básica do Estádio do Mar).

O VEM – Voluntariado em Matosinhos nasceu há 12 anos com o objetivo de criar respostas complementares, às instituições parceiras; permitir a realização pessoal aos voluntários/as; criar enriquecimento pessoal dos intervenientes no processo; permitir empowerment, nas relações interinstitucionais, com vista à rentabilização de recursos; assegurar voluntários/as devidamente credenciados/as e preparados para o desempenho das funções; e ainda promover a avaliação de desempenho, contínua, da ação de voluntariado.

No âmbito da sua intervenção, destacam-se três formas de atuação: Voluntariado de Continuidade – prática continua de voluntariado, onde existe uma instituição, um voluntário/a e um projeto em comum. A ação é sempre acompanhada por um técnico/funcionário da instituição; Voluntariado Pontual – ações pontuais, que não implicam um vínculo prolongado do voluntário a um perfil. Habitualmente associado a campanhas de solidariedade, colónias de férias ou ações culturais, como é exemplo os Hospitalários a Caminho de Santiago; e ainda Voluntariado de Proximidade – tem por objetivo o combate ao isolamento social dos idosos e/ou dependentes do Concelho de Matosinhos. O voluntário está sozinho com o utente, tendo uma formação complementar que lhe atribui competências para tal. Neste caso, os/as gestores/as de projeto estão, regra geral, associadas às Juntas de Freguesia.

No Dia Internacional do Voluntariado, a Presidente da Câmara, Luísa Salgueiro, fez questão de destacar a importância de todos aqueles que dedicam algum do seu tempo em prol dos outros, com particular destaque para os 266 voluntários ativas que fazem parte do VEM. Desta vez representados pelos 26 homenageados, a mensagem de agradecimento foi dirigida a todos sem exceção que fazem a diferença na nossa comunidade.

Neste fim de tarde que foi também de festa, destaque ainda para a atuação de dois músicos da Orquestra Jazz de Matosinhos: João Guimarães (saxofone) e Miguel Ângelo Silva (contrabaixo).

 

 

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Artigos relacionados: