NotíciasAçãoSocialKarting

Luísa Salgueiro apadrinhou batismos de karting

Doze alunos da Obra do Padre Grilo experimentaram a emoção da condução no kartódromo do Cabo do Mundo

13.06.18

Prego a fundo e mãos firmes no volante, a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos apadrinhou esta tarde o batismo de karting de doze jovens alunos do lar de Matosinhos da Obra do Padre Grilo. Resultado da colaboração entre a autarquia e o Kartódromo do Cabo do Mundo, em Perafita, a iniciativa insere-se no programa “Matosinhos, Mar de Desporto” e na política de ação social da câmara, tendo proporcionado a primeira experiência da velocidade em veículos de competição a um grupo de jovens institucionalizados, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos.

Empolgados pela adrenalina, os jovens aceleraram na pista do kartódromo e entusiasmaram Luísa Salgueiro a também experimentar a condução dos pequenos bólides. No final, porém, só os mais novos receberam o diploma respetivo.

A parceria entre a Câmara Municipal de Matosinhos e o Kartódromo Cabo do Mundo tem, recorde-se proporcionado experiências de condução de veículos de competição a jovens do concelho provenientes de famílias socioeconomicamente vulneráveis, captando e potenciando o seu interesse pelo karting, e permitindo-lhes vivenciar uma experiência nova, apelativa e capaz de promover a sua integração social. No âmbito deste programa, recorde-se, mais de uma dezena de grupos de crianças e jovens tiveram já, nos últimos três anos, o seu batismo de karting, em sessões que contaram com a participação de destacadas figuras do desporto nacional, como o ex-guarda-redes Helton ou o piloto Tiago Monteiro.

Os lares de infância e juventude da Obra do Padre Grilo têm como objetivo primordial o acolhimento de crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, proporcionando-lhes um ambiente familiar onde possam desenvolver-se integralmente, uma rede de suporte emocional e um quadro referencial de valores e modelos. Esta resposta social assegura condições que permitem a educação, formação profissional, cuidados de saúde, atividades desportivas e de ocupação de tempos livres dos jovens, visando a sua integração social associada à sua reintegração familiar ou à sua autonomização na idade adulta.