NotíciasExposiçãoArtePaçosdoConcelho

“Processos em Trânsito| Livros de Artista”

Exposição no átrio da Câmara Municipal até 28 de julho

09.06.18

“Processos em Trânsito| Livros de Artista” é o resultado de um projeto dos artistas plásticos Sobral Centeno, Daniela Steele e Ines Linke que está em exposição a partir de hoje, 9 de junho, no átrio do edifício da Câmara Municipal de Matosinhos.

A inauguração da exposição, que estará patente na autarquia até ao dia 28 de julho, contou com a presença da Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, do administrador da Matosinhos Habit, Tiago Maia, e dos artistas responsáveis pelo projeto.

A exposição é o resultado do projeto O.LIVRO.DE.ARTISTA, que acontece em Salvador da Bahia, no Brasil, desde 2016, e junta trabalhos de 27 artistas portugueses e de outros tantos criadores brasileiros.

Com a curadoria de Sobral Centeno (Portugal), Daniela Steele (Brasil) e Ines Linke (Alemanha), “Processos em Trânsito” combina objetos únicos, concebidos originalmente como obras de arte autónomas, com ferramentas de trabalho às quais os respetivos utilizadores conferiram dimensão estética.

Entre os 54 projetos reunidos para a exposição, contam-se, entre outros, trabalhos do músico e compositor Arnaldo Antunes, dos também brasileiros Paulo Bruscky e Almandrade, e dos portugueses Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Julião Sarmento, Francisco Laranjo, Zulmiro de Carvalho e Albuquerque Mendes.

Refira-se que o projeto O.LIVRO.DE.ARTISTA promove, em parceria com o MAB - Museu de Arte da Bahia, o intercâmbio de artistas em exposições internacionais, bem como seminários e workshops. A exposição de Matosinhos resulta precisamente da intenção de juntar artistas portugueses e brasileiros para uma exposição inédita, unindo visões criativas do objeto livro de ambos os lados do Atlântico.

Exposição “Processos em Trânsito| Livros de Artista”
Átrio da Câmara Municipal de Matosinhos
9 de junho até 28 de julho