2500x600 a 1 1 2500 2500

Plano Municipal de Leitura de Matosinhos

Apresentação contou com a presença de Richard Zimler e Ana Luísa Amaral

25.03.18

A segunda edição do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos (PML) foi apresentado na tarde de ontem, sábado, 24 de março, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e contou com a presença do Vereador da Cultura, Fernando Rocha.

O Plano Municipal de Leitura de Matosinhos é pioneiro em Portugal e foi lançado com o objetivo de promover o livro e os hábitos de leitura junto dos matosinhenses de todas as faixas etárias, indo ao encontro do público escolar e dos utentes das bibliotecas, mas também da população prisional ou dos utentes de centros de dia da terceira idade.

A sessão de apresentação do PML de Matosinhos 2018 esteve a cargo de Ana Luísa Amaral e Richard Zimler, numa iniciativa que contou ainda ao longo da tarde com um conjunto de atividades gratuitas, designadamente, uma visita guiada encenada à Biblioteca, duas performances poéticas, a cargo de Isaque Ferreira, João Rios, Renato Filipe Cardoso, Alberto Serra e Nuno Fernandes, e a sessão de lançamento dos três primeiros volumes da Coleção de Estudos Matosinhenses, da autoria de A. Cunha e Silva, Eugénio Queiros e Conceição Pires.

Pensado inicialmente para ser um complemento ao Plano Nacional de Leitura, o PML de Matosinhos, pretende constituir-se como um instrumento integrado e territorialmente abrangente da política de promoção do livro e da leitura da Câmara de Matosinhos, encerrando em si um conjunto de iniciativas pioneiras, em articulação com as escolas, instituições de caráter social e comunidade em geral.

Refira-se que esta ação de apresentação se insere numa programação mais alargada pensada pela Câmara Municipal de Matosinhos no âmbito da celebração do Dia Mundial da Poesia, assinalado a 21 de março, iniciada nesse dia e que se estenderá até ao dia 31 de março.

Veja aqui a programação detalhada: