Passar para o Conteúdo Principal
C.M Matosinhos
EventosMuseuQuintaSantiago

A Lua do Museu

Observação do eclipse lunar

27.07.18

O Museu da Quinta de Santiago, estrutura museológica da autarquia, associa-se à FISUA - Associação de Física da Universidade de Aveiro, promovendo um evento inteiramente dedicado ao Céu.

No dia 27 de julho vai acontecer o maior eclipse lunar do século. Nessa noite, o nosso satélite natural passará pela sombra da Terra, levando quase 4 horas para atravessar a sombra terrestre. O eclipse vai ser visível em Portugal, mas a Lua quando nascer pouco depois das 21h00 já estará em eclipse.
Os observadores vão notar que a Lua vai ter tom avermelhado porque uma parte da luz do sol, refletida pela atmosfera terrestre, atinge indiretamente a superfície lunar, e provoca um reflexo vermelho no nosso satélite.
Além da Lua, quem se dirigir ao Museu da Quinta de Santiago vai também ter a oportunidade de ver Marte, o planeta vermelho, que nessa noite está a 57 milhões de quilómetros da Terra.
A observação será orientada por José Augusto Matos, divulgador e formador na área da astronomia. Os seus interesses centram-se na divulgação da astronomia e na observação do céu. Desde os anos 90, que se dedica à divulgação da astronomia em escolas e que faz formação para o público em geral. Tem desenvolvido também atividades de animação em astronomia com municípios e empresas.

Informações:
Observação de estrelas: Jardins do Museu
Iniciativa Gratuita.
Horário: 21h22 | Duração: 1h43m.
Público: Geral
Não é necessária inscrição prévia.

a lua do museu

Horário:

21h22

Local:
Museu da Quinta de Santiago

Artigos relacionados: