Conteúdo atualizado em2024/04/2915:25
Mais e melhor saúde em Matosinhos. No dia 26 de Outubro o Ministro da Saúde, Dr. António Correia de Campos, e o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, inauguraram oficialmente dois espaços na área da Saúde e Acção Social: a Sede do Núcleo de Matosinhos da Associação Portuguesa de Paramilóidose, no Conjunto Habitacional da Seara, na freguesia de Matosinhos, e a Unidade de Saúde Familiar de Santa Cruz do Bispo, uma infra-estrutura integrada no Centro de Saúde de Leça da Palmeira e que, até à data, funcionava nas instalações da Junta de Freguesia de Santa Cruz do Bispo.
A cerimónia contou igualmente com a presença da Secretária de Estado Adjunta da Saúde, Dra. Cármen Pignatelli, da Vereadora da Acção Social, Dra. Luísa Salgueiro, do Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde, Dr. Nuno Morujão, entre outras entidades.
Não tendo sido construídas de raiz para este efeito, as instalações anteriores apresentavam alguns problemas ao nível das acessibilidades, dimensionamento, funcionalidade, conforto e mau estado de conservação geral. Na tentativa de encontrar uma solução provisória até à construção de uma nova Unidade de Saúde nesta freguesia, foi assinado no dia 14 de Setembro, um protocolo de cooperação entre a autarquia, o Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo e a Unidade Local de Saúde de Matosinhos (ULS).
Deste modo, o Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo comprometeu-se a ceder à ULS, por um prazo de dois anos, uma parte das suas instalações na Rua Manuel Santos Conceição, para aí serem temporariamente instalados os serviços de saúde primários a prestar à população, constituindo obrigação da ULS, manter em funcionamento a referida Unidade de Saúde no prazo estipulado.
Dada a necessidade de realização de diversas obras de adaptação neste espaço, a Autarquia apoiou a realização das obras através da atribuição de uma comparticipação financeira no valor de 70 mil euros ao Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo.
Durante a cerimónia, foi ainda assinado um protocolo de permuta entre a Autarquia e a ULS, que permitirá, por um lado, a construção de um espaço verde e de lazer numa área ladeada pelas ruas Carlos de Carvalho e Roberto Ivens, em Matosinhos-Sul, e, por outro, a concretização de duas novas unidades familiares de saúde, uma em Leça do Balio e outra em Custóias.