Mundial de Snipe apresentado em conferência de imprensa na Câmara Municipal de Matosinhos.
O Campeonato do Mundo da Classe Snipe, que decorrerá de 8 e 15 de Setembro na costa de Matosinhos, foi hoje apresentado à imprensa pelo Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e pelo Presidente do Clube de Vela Atlântico, Eng. José Castro Guerra.
A apresentação do evento decorreu na Câmara Municipal de Matosinhos e contou com a presença do Vereador Fernando Rocha e dos Administradores da Empresa Municipal Matosinhos Sport, Prof. António Rijo e Eng.ª Helena Vaz.
O Presidente da Câmara salientou a importância para a cidade deste tipo de eventos: “É essencial para o seu desenvolvimento. Obrigou a obras profundas na marina que vão perdurar e permitirão a organização de mais provas no futuro”.
Realçou ainda o papel essencial do Clube de Vela Atlântico na realização do Campeonato do Mundo “por ter a ousadia de avançar desconhecendo quais os apoios que teria ao dispor”.
O autarca deixou depois um convite: “Espero que a população se espalhe pelas esplanadas de Matosinhos e Leça ou se desloque ao Clube de Vela Atlântico para poder apreciar as regatas”.
O Presidente do Clube de Vela Atlântico aproveitou a ocasião para agradecer o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos para a realização do campeonato: “Há dois anos lançámos o desafio à Câmara Municipal que, desde a primeira hora, nos deu o apoio para avançarmos”.
O 42º Campeonato do Mundo da Classe Snipe vai contar com a participação de 62 tripulações, de 20 países, num total de 124 velejadores. Este número constitui um recorde de nações e atletas presentes numa prova que se realiza, de dois em dois anos, desde 1934.
O Snipe tem 4,70 metros de comprimento e o seu símbolo é uma narceja, uma ave que voa em ziguezague. O barco é um excelente bolinador (navega muito bem contra o vento) e foi desenhado em 1931, pelo norte-americano William Crosby.