300 trotinetes elétricas passam a integrar solução de mobilidade amiga do ambiente
300 trotinetes elétricas integram a partir de hoje a plataforma AYR desenvolvida pelo Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA) em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos.
Pela primeira vez a nível mundial, será possível quantificar, valorizar e transacionar as emissões de carbono evitadas com a utilização de modos de mobilidade sustentável.
Depois do êxito da experiência-piloto com 50 utilizadores, a integração das trotinetes elétricas da empresa Flash na plataforma AYR permite que, a partir de hoje, a solução seja utilizada em ambiente real de cidade.
A apresentação decorreu hoje junto ao Mercado Municipal de Matosinhos. Presentes estiveram a Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, a responsável do CEiiA City Lab, Catarina Selada, e o diretor de Relações Públicas da Flash, João Reis.
O projeto AYR recompensa e valoriza os comportamentos sustentáveis e a redução das emissões poluentes.
Esta aplicação funciona como uma carteira virtual de créditos verdes baseada em emissões de CO2 poupadas. Com base na tecnologia blockchain, os créditos acumulados pelas emissões evitadas podem ser utilizados na aquisição de bens e serviços sustentáveis.
A aplicação AYR, que começou a ser desenvolvida há cerca de dois anos, surgiu de um desafio proposto pelas Nações Unidas relacionado com a descarbonização das cidades e com a redução das emissões de CO2 e pretende ajudar o utilizador a tomar decisões sustentáveis no seu dia-a-dia. Depois de Matosinhos, a aplicação AYR passará a funcionar em Cascais e em Nova Iorque, onde foi recentemente apresentada no âmbito da maior conferência de cidades inteligentes norte-americana.
Para a Presidente da Câmara Municipal, Luísa Salgueiro, “este é um caso pioneiro para a micro-mobilidade a nível global que muito nos orgulha”.
“Este projeto começa a ser percetível para os cidadãos. Há um retorno direto pelo comportamento sustentável. Esta é uma nova forma de nos deslocarmos no Concelho. É uma nova forma de construir a cidade”, reconheceu Luísa Salgueiro.
A partir de hoje, serão disponibilizadas 300 trotinetes elétricas e mais de 30 pontos de partilha, definidos em conjunto com a autarquia e as autoridades de segurança. Os utilizadores beneficiam do desconto de 50% na taxa de desbloqueio da viagem, mediante o estacionamento nos pontos de partilha definidos, de forma a incentivar a correta ocupação do espaço público. Os créditos acumulados poderão descontados em novas viagens, mas, no futuro, Luísa Salgueiro estima que possam ser trocados também por produtos biológicos no Mercado de Matosinhos.
Ainda segundo a autarca, depois das trotinetes, em breve serão disponibilizadas as bicicletas do projeto bike sharing, também no âmbito do Living Lab.
Pontos de partilha de trotinetes:
- Paços do Concelho;
- Casa da Juventude de Matosinhos;
- Piscinas Municipais de Matosinhos;
- Mercado de Matosinhos;
- Postos de Turismo;
- Sedes das antigas 10 Juntas de Freguesias;
- Estabelecimentos de Ensino Superior: ISCAP, ISSSP, ESAD;
- Praça Guilherme Pinto;
- CEiiA;
- Praça Cidade S. Salvador;
- Rua do Godinho, próximo da entrada para o Terminal de Cruzeiros;
- Pavilhão de Congressos de Matosinhos;
- Piscinas Municipais de Perafita, Custóias e Senhora da Hora;
- Estações de Metro do Hospital Pedro Hispano, Senhora da Hora, Estádio do Mar, Esposade e Araújo;
- Parqueadores de bicicletas existentes na Av. Menéres e Av. Serpa Pinto;
- Centro empresarial Lionesa;
- Parque infantil Florbela Espanca;